Foto: Reprodução/Instagram/Conselho Indígena de Roraima
Indígenas voltaram a interditar, na manhã desta terça-feira, 17, trechos da BR-401, em Normandia, e da BR-174, em Pacaraima, ao Norte de Roraima.
Eles se reuniram nos locais por volta das 5h para protestar. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) negociam a liberação das pistas a cada 30 minutos.
As manifestações são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48, de autoria do senador Hiran Gonçalves (Progressistas), e à lei 14.701/23, que estabelece o Marco Temporal. Ambas têm sido criticadas por entidades indígenas e indigenistas, que consideram que elas colocam e risco a vida dos povos originários.
Segundo o Conselho Indígena de Roraima (CIR), já são 51 de mobilização. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o tuxaua geral da entidade, Edinho Macuxi, repudiou as declarações do senador Hiran Gonçalves em defesa à sua PEC.
“Nós queremos, em nome dos povos indígenas de Roraima e do Brasil, repudiar a fala do senador Hiran, que ontem falou que não vai tirar os direitos dos povos indígenas, mas vai trazer segurança jurídica para o direito dos povos indígenas. Nós queremos repudiar isso, porque é uma pura mentira, senador. Você nunca realmente nos consultou para poder falar que nós estamos de acordo com essa PEC 48. O que nós queremos, senador, é que você retire essa PEC”, disse.
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…
Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…
Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami
Vítima, que estava próxima a uma motocicleta, ainda estava viva quando a PM chegou ao…
Acidente teria acontecido após o jovem perder o controle do veículo e bater no meio-fio