Cidades

Indígenas denunciam pulverização aérea de agrotóxicos em comunidade de RR

Lideranças indígenas da comunidade do Morcego, localizada na Terra Indígena Serra da Moça, zona rural de Boa Vista, denunciaram pulverização aérea de agrotóxicos na região onde vivem.

Os indígenas formalizaram a denúncia em um ofício enviado, na última quarta-feira (11), ao procurador do Ministério Público Federal (MPF), Alisson Marugal.  

Além disso, o documento também foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No ofício, as lideranças afirmam que o despejo de agrotóxico por meio de aviões nas lavouras próximas as comunidades tem, como resultado, prejudicado a saúde dos povos indígenas da região.

“Quando jogam esses produtos causam falta de ar nas pessoas, sufocando, deixando com coceiras e tantos outros, estamos preocupados com a saúde de nosso povo e solicitamos providencias a respeito”, afirmam as lideranças no documento.

Vídeos feito por indígenas mostram pulverização

Vídeos publicados nas redes sociais e no site do CIR mostra a situação. A princípio, nas imagens é possível ver um avião pulverizando agrotóxico nas plantações próximas à comunidade.

Da mesma maneira, outro vídeo mostra a aeronave decolando e sobrevoando casas enquanto pulveriza agrotóxicos nas lavouras vizinhas a região.

Na comunidade do Morcego vivem indígenas da etnia Macuxi e Wapichana. De acordo com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), a região é cercada por fazendas de soja.

O CIR esclareceu, em texto publicado no próprio site, que está acompanhando o caso por meio de assessoria jurídica. Disse ainda que está cobrando das autoridades competentes uma ação urgente em relação à situação.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

8 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

11 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

12 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

14 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

14 horas ago