Foto: Divulgação
Para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lança a campanha “Mês do Consumidor” para reforçar a importância da segurança e da transparência nas relações de consumo. A ação visa conscientização na hora de abastecer os veículos e na pesagem correta de produtos em supermercados, feiras, restaurantes de comida a peso e outros estabelecimentos comerciais.
A campanha traz orientações práticas para evitar prejuízos e assegurar que o consumidor pague exatamente pelo que está adquirindo, evitando assim, ser lesado. Entre os principais cuidados destacados pelo Inmetro estão a verificação dos selos de qualidade, a conferência da medição correta nas bombas de combustível, assim como a atenção aos lacres e visores das balanças.
Confira as principais recomendações do Inmetro para um consumo mais seguro e justo:
Para garantir que o consumidor receba a quantidade correta de combustível e que a medição seja justa, é fundamental observar alguns aspectos no abastecimento.
O posto de combustível deve dispor de um medidor volumétrico de capacidade de 20 litros, devidamente certificado conforme as exigências da Portaria Inmetro nº 227/2022.
Para os motoristas que utilizam Gás Natural Veicular (GNV), seguir as regras de segurança é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar riscos.
A pesagem correta de produtos é essencial para garantir que o consumidor pague exatamente pelo que está adquirindo. Para evitar fraudes, siga estas recomendações:
Além dessas orientações, o Inmetro reforça que os consumidores podem denunciar possíveis irregularidades pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria ou por meio do telefone 0800 285 1818 (disponível apenas para telefone fixo), das 8 h às 16 h 30.
Fonte: Agência GOV
A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…
Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…
São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…
Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima
Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…
Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos