Cidades

Inmetro dá dicas de segurança para pesar produtos e abastecer veículos

Para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lança a campanha “Mês do Consumidor” para reforçar a importância da segurança e da transparência nas relações de consumo. A ação visa conscientização na hora de abastecer os veículos e na pesagem correta de produtos em supermercados, feiras, restaurantes de comida a peso e outros estabelecimentos comerciais.

A campanha traz orientações práticas para evitar prejuízos e assegurar que o consumidor pague exatamente pelo que está adquirindo, evitando assim, ser lesado. Entre os principais cuidados destacados pelo Inmetro estão a verificação dos selos de qualidade, a conferência da medição correta nas bombas de combustível, assim como a atenção aos lacres e visores das balanças.

Confira as principais recomendações do Inmetro para um consumo mais seguro e justo: 

Postos de combustíveis: fique atento ao abastecer

Para garantir que o consumidor receba a quantidade correta de combustível e que a medição seja justa, é fundamental observar alguns aspectos no abastecimento.

  • Verifique o selo do Inmetro: A bomba de combustível deve conter o selo do Inmetro e os lacres de segurança, comprovando que passou por verificação.
  • Confira as informações no mostrador antes do abastecimento. O visor da bomba deve iniciar no zero antes de começar o abastecimento e não pode estar danificado.
  • Observe a iluminação do visor: A tela deve estar bem iluminada e com as informações legíveis.
  • Cheque os valores indicados: O volume abastecido, o preço por litro e o valor total a pagar devem estar de acordo com a informação do mostrador.
  • Analise a condição da mangueira: Ela não pode apresentar vazamentos, rachaduras ou desgastes que possam comprometer a medição correta.
  • Solicite o teste de volume: Caso desconfie que a quantidade abastecida é menor do que a registrada na bomba, solicite ao posto para realizar o teste e checar a informação.

O posto de combustível deve dispor de um medidor volumétrico de capacidade de 20 litros, devidamente certificado conforme as exigências da Portaria Inmetro nº 227/2022.

GNV: abasteça com segurança e dentro das normas

Para os motoristas que utilizam Gás Natural Veicular (GNV), seguir as regras de segurança é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar riscos.

  • Realize inspeções periódicas: A verificação do sistema de GNV deve ser feita anualmente em oficinas registradas no Inmetro.
  • Requalifique o cilindro a cada cinco anos: Esse procedimento é obrigatório e deve ser realizado por uma oficina credenciada.

Balanças: pesagem correta para um consumo justo

A pesagem correta de produtos é essencial para garantir que o consumidor pague exatamente pelo que está adquirindo. Para evitar fraudes, siga estas recomendações:

  • Verifique o selo de verificação do Inmetro: Ele deve estar visível e atualizado, indicando, desse modo, que a balança passou por inspeção oficial.
  • Cheque os lacres de segurança: Devem estar intactos e sem sinais de violação.
  • Confirme a exibição dos valores: O peso, o preço por quilo, bem como o valor total devem estar claramente visíveis e sem falhas no visor.
  • Observe o posicionamento da balança: Ela deve estar em uma superfície plana e estável, sem interferências externas que possam alterar a medição.
  • Compare os valores da etiqueta e do visor: O total registrado na etiqueta de pesagem deve ser exatamente o mesmo do visor da balança.

Consumidor, fique atento!

Além dessas orientações, o Inmetro reforça que os consumidores podem denunciar possíveis irregularidades pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria ou por meio do telefone 0800 285 1818 (disponível apenas para telefone fixo), das 8 h às 16 h 30.

Fonte: Agência GOV

Lara Muniz

Recent Posts

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

7 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

11 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

11 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

12 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

13 horas ago

Senado rejeita urgência para votação de projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no país

Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos

14 horas ago