Cidades

Instalação sanitária que realiza serviços para migrantes em Pacaraima é arrombada e furtada

A instalação sanitária da Rede Cáritas que atende migrantes e refugiados em situação de rua, no município de Pacaraima, foi arrombada e furtada durante o fim de semana. O local oferta serviços gratuitos de higiene pessoal desde 2019, como uso de banheiro, duchas, fraldários e lavanderia. Além disso, também fornece bebedouro com água potável.

O espaço realiza cerca de 200 atendimentos por dia, entre pessoas recém-chegadas da Venezuela ou em situação de rua. A população local recebe atendimento também na unidade. Dessa forma, por conta do acontecimento, a instalação ficará interditada por uma semana, enquanto ocorrem as investigações.

Conforme uma agente da Rede Cáritas, que trabalha no espaço, funcionários fecharam a instalação ao final do expediente de sábado (13), por volta das 12h. Ao chegar nesta segunda-feira (15), a porta principal estava arrombada. Além disso, ela informou que levaram três aparelhos celular, dois notebooks e um molho com 18 chaves que dão acesso ao local.

Crescimento de violência em Pacaraima

A Rede Cáritas registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Pacaraima. De acordo com o coordenador local do Projeto Orinoco em Roraima, Wellthon Leal, o município sofre com os problemas de segurança e violência.

“Sabemos que o problema de segurança em Pacaraima é constante, com crescente aumento da violência e pouca efetividade da segurança pública para resolver a questão. Infelizmente, o fechamento da nossa instalação vai afetar todas as pessoas que usam o espaço, tanto as migrantes e refugiadas, quanto as brasileiras. Esperamos que as investigações ocorram e que recuperem os materiais o mais rápido possível”, comentou.

Mais sobre a instituição

O espaço é uma iniciativa do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, realizado pela Cáritas Brasileira e Cáritas Diocesana de Roraima, com o financiamento do Governo dos Estados Unidos, através do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM).

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

17 minutos ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

1 hora ago

Divulgado edital do Programa Bolsa Atleta 2025, em Boa Vista

Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma…

2 horas ago

Prefeitura de Boa Vista inicia pagamento de projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

Ao todo, foram contemplados mais de 200 projetos em Boa Vista

2 horas ago

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no Brasil

Entrega oficial da certificação acontece esta semana

2 horas ago

Prefeitura de Boa Vista promove mudanças no 1º escalão

Vice-prefeito deixa a Secretaria de Saúde e assume Prefeitura nas férias de Arthur Henrique

3 horas ago