Foto: Arquivo pessoal
A dona de casa Isabel Soares, integrante do Projeto Girassol da Prefeitura do Cantá procurou a imprensa para denunciar as condições do local onde se reúne com os demais atendidos. A equipe de jornalismo da TV Imperial foi até o município para acompanhar a situação.
A idosa conta que começou a participar dos encontros neste mês. A dona de casa se juntou ao marido, que já participa das reuniões há mais tempo. No entanto, ela não se diz satisfeita com o que encontrou.
“Lá não tem nutricionista, lá as mesas são todas descobertas, não tem higiene as mesas que a gente se alimenta. Lá é um banheiro para os dois sexos. A calçada lá é alta, está caindo aos pedaços. Tem uma rampa que não tem corrimão e tudo isso eu observo. A merenda é salsicha com cuscuz de milho. Eu não sou nutricionista, mas até eu entendo que salsicha, nem uma pessoa que não é idoso, faz mal. Imagine para o idoso”, relatou.
Os integrantes do Projeto Girassol se reúnem às terças e quintas-feiras no local. No mesmo complexo, funciona o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa do Cantá. Mesmo assim, o serviço é alvo de reclamações por quem participa.
Imagens obtidas pela TV Imperial mostram as condições do local. Nas imagens, é possível ver um vaso sanitário sem tampa, a calçada quebrada e o mato que cresce ao redor, além de lixo que, quando descartado, fica a céu aberto.
Diante da situação, dona Isabel pede melhorias na estrutura de onde funciona o projeto. “Eu nunca esperei ser tratada assim […] Eu faço um apelo para que as autoridades que venham aqui no município e veja o que como está funcionando. O Conselho do Idoso, que faça valer os nossos direitos”, disse.
Procurada, a Prefeitura do Cantá informou que a Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social (SAAS) já solicitou providências em relação a reforma das instalações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
Disse ainda que para fornecer alimentação aos integrantes do CCFV, a SAAS abre de forma periódica processo para aquisição de gêneros alimentícios.
Além disso, a prefeitura destacou que, no CCFV, os idosos são atendidos com consulta médica e oftalmológico e são encaminhados e acompanhados por servidores públicos do SCFV para outros exames de igual importância. Também participam de atividades físicas e recreativas (capoterapia, artesanato, passeio e confraternizações em datas comemorativas).
Por fim, afirmou que a denunciante participou apenas de dois encontros e desde então não retornou. “Nesses encontros ela não participava das atividades e passava o tempo destratando as pessoas”, destacou na nota.
Fonte: TV Imperial
Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…
Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais