Cidades

Integrante de projeto social para idosos no Cantá reclama de falta de estrutura no local onde se reúnem os atendidos

A dona de casa Isabel Soares, integrante do Projeto Girassol da Prefeitura do Cantá procurou a imprensa para denunciar as condições do local onde se reúne com os demais atendidos. A equipe de jornalismo da TV Imperial foi até o município para acompanhar a situação.

A idosa conta que começou a participar dos encontros neste mês. A dona de casa se juntou ao marido, que já participa das reuniões há mais tempo. No entanto, ela não se diz satisfeita com o que encontrou.

“Lá não tem nutricionista, lá as mesas são todas descobertas, não tem higiene as mesas que a gente se alimenta. Lá é um banheiro para os dois sexos. A calçada lá é alta, está caindo aos pedaços. Tem uma rampa que não tem corrimão e tudo isso eu observo. A merenda é salsicha com cuscuz de milho. Eu não sou nutricionista, mas até eu entendo que salsicha, nem uma pessoa que não é idoso, faz mal. Imagine para o idoso”, relatou.

Os integrantes do Projeto Girassol se reúnem às terças e quintas-feiras no local. No mesmo complexo, funciona o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa do Cantá. Mesmo assim, o serviço é alvo de reclamações por quem participa.

Imagens obtidas pela TV Imperial mostram as condições do local. Nas imagens, é possível ver um vaso sanitário sem tampa, a calçada quebrada e o mato que cresce ao redor, além de lixo que, quando descartado, fica a céu aberto.

Diante da situação, dona Isabel pede melhorias na estrutura de onde funciona o projeto. “Eu nunca esperei ser tratada assim […] Eu faço um apelo para que as autoridades que venham aqui no município e veja o que como está funcionando. O Conselho do Idoso, que faça valer os nossos direitos”, disse.

O que diz a Prefeitura do Cantá

Procurada, a Prefeitura do Cantá informou que a Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social (SAAS) já solicitou providências em relação a reforma das instalações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Disse ainda que para fornecer alimentação aos integrantes do CCFV, a SAAS abre de forma periódica processo para aquisição de gêneros alimentícios.

Além disso, a prefeitura destacou que, no CCFV, os idosos são atendidos com consulta médica e oftalmológico e são encaminhados e acompanhados por servidores públicos do SCFV para outros exames de igual importância. Também participam de atividades físicas e recreativas (capoterapia, artesanato, passeio e confraternizações em datas comemorativas).

Por fim, afirmou que a denunciante participou apenas de dois encontros e desde então não retornou. “Nesses encontros ela não participava das atividades e passava o tempo destratando as pessoas”, destacou na nota.

Fonte: TV Imperial

Lara Muniz

Recent Posts

Descontos indevidos de aposentados do INSS serão devolvidos, diz CGU

Governo Federal suspendeu todos os descontos dos aposentados do INSS, até que as informações sejam…

10 horas ago

Dia Nacional da Libras é celebrado com protagonismo e inclusão nas escolas de Boa Vista

Rede Municipal se destaca por investimento na Educação Bilíngue

11 horas ago

Lei aumenta pena de quem usar IA para produzir pornografia e chantagear mulheres

Utilização de deepfakes envolvendo mulheres reais gera preocupações já que a inteligência artificial é usada para violência…

13 horas ago

Violinista roraimense apresenta o musical “Raízes do Brasil”

Com entrada gratuita, evento ocorre no Teatro Municipal, a partir das 19h30 na sala Teatro…

15 horas ago

DPE-RR abre inscrições para segunda edição do Prêmio de Jornalismo

Categorias são texto, áudio, vídeo e jornalismo universitário e os vencedores da segunda edição do…

17 horas ago

Instituto Federal promove Circuito de Vôlei Comunitário em Amajari

Projeto visa promover a saúde, o lazer e a cidadania entre os participantes, assim como…

18 horas ago