Cidades

Iracema é o município que apresenta maior percentual para infestação do mosquito da dengue

Iracema é o município que apresentou maior percentual para infestação do mosquito da dengue com 12,6%, conforme dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) divulgados pela Secretaria do Estado de Roraima (Sesau) nesta segunda-feira (9). O estado também está em alerta para casos de chikungunya e zika.

De acordo com o relatório, seguem ainda para casos de infestação de dengue os municípios: Cantá, com 9,1%; Alto Alegre, com 8,1%; Pacaraima, com 7,7%; Mucajaí, com 7,3%; Caroebe, com 6,9%; Boa Vista, com 5,0%; São Luiz, com 4,9%; São João da Baliza, com 4,8%; e Normandia, com 4,7%.

Médio Risco

Foi ainda apontado, médio risco de infestação do Aedes aegypti para os municípios de Caracaraí, com 3,9%; Amajari, com 3,5%; Rorainópolis, com 3,1%; Bonfim, com 1,7%; e Uiramutã, com 1,0%. 

A gerente do Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue, Rosângela Santos, destacou sobre a importância em das visitas domiciliares nas residências.

“Esses municípios precisam intensificar as atividades de visitas domiciliares e orientação à população para eliminação de qualquer depósito que possa servir de criadouros para proliferação do mosquito.”

Alerta

A Sesau disse que uma morte suspeita por dengue em Boa Vista está sob investigação e fez um alerta para possíveis casos da doenças que possam agravar e ir a óbito.

Rosângela frisou que na área onde ocorreu a suspeita da morte, ocorre várias ações do município em combate ao mosquito transmissor da doença.[

“O município de Boa Vista tem várias ações que estão em curso, como o bloqueio e a visita domiciliar intensificadas na região onde ocorreu o caso. Além disso, nessa área onde houve o óbito suspeito, o Estado vem complementando essas atividades com um bloqueio químico utilizando os carros fumacê. Esses veículos estão atendendo aos bairros que são considerados de alta infestação e risco paa epidemia neste momento.”

Cuidados da população

Rosângela Santos, também destacou a importância sobre os cuidados da população no combate do Aedes aegypti.

“Estamos pedindo à população que se considere parte fundamental na luta no combate ao Aedes, que todos os dias busquem limpar os seus quintais organizando o lixo adequadamente para coleta, evitando jogar lixo em terrenos baldios, e que recebam os agentes de endemias em suas residências.”

Em caso de sintomas, é fundamental que as pessoas procurem o serviço de saúde para realização da notificação de caso.

Todo aquele que sinta os sinais clássicos, como dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações e manchas avermelhadas pelo corpo que busquem os serviços de saúde, para que tenha um atendimento adequado para o tratamento oportuno, para que assim a gente evite os casos graves e óbitos”, concluiu.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Roraima registra 75 incidentes associados aos cuidados de recém-nascidos entre 2014 e 2022

Segundo estudo inédito da SOBRASP, quase 40 mil casos com recém-nascidos foram registrados no Brasil…

20 minutos ago

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

10 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

13 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

13 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

14 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

15 horas ago