Por meio do projeto Leitura Abre Portas, o Tribunal de Justiça de Roraima promoveu, entre o dia 18 e 25 de novembro, oficinas para ensinar jovens que cumprem medidas socioeducativas a confeccionar pinheiros de Natal com materiais reciclados.
A iniciativa teve como objetivo incentivar a interação entre os adolescentes, estimulando a troca de experiências e o hábito da leitura. Conduziram a ação profissionais do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), da Biblioteca do TJRR e do Centro Socioeducativo. Os momentos contaram ainda com a participação do Programa Justiça Comunitária, que promoveu uma dinâmica sobre o tema “Projetando o Futuro”.
Além de desenvolver habilidades técnicas, as oficinas oferecem benefícios emocionais, sociais, assim como ambientais. Ao explorar valores como responsabilidade, sustentabilidade e coletividade, a ação reforça a cultura de paz, o respeito mútuo e a reflexão crítica entre os jovens. Os pinheiros produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes durante o encerramento das atividades do projeto no final do ano.
A proposta também promove a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com ênfase no ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis. Os jovens, então, refletiram sobre a importância de prevenir, reduzir, reciclar e reutilizar resíduos, alinhando-se à meta global de sustentabilidade.
Fonte: Da Redação
Programa Nacional de Imunizações distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570…
Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…
Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro
Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…
Prola considera situação como inversão de valores, já que o Governo de Roraima não abriu…
Segundo o órgão, por causa do evento que acontece em Pacaraima, deve haver aglomeração de…