Foto: Freepik
Jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2025, têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O prazo também vale para as mulheres nascidas em 2007 que desejam, voluntariamente, se alistar para o serviço militar feminino, iniciativa pioneira nas Forças Armadas.
Em ambos os casos, o alistamento é pela internet. Basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima.
O recrutamento militar brasileiro se divide em cinco etapas – o alistamento, a seleção geral, designação, seleção complementar e a incorporação ou matrícula – que se sucedem ao longo do ano. Desde 2003, as fases do processo de recrutamento são comuns à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica e estão unificadas no âmbito do Ministério da Defesa.
É por meio do alistamento que as três Forças selecionam e renovam, anualmente, a maior parte de seus efetivos. A ação possibilita ao jovem, a oportunidade de servir à Pátria. Com a formação de recursos humanos qualificados, as Forças Armadas garantem uma reserva para possível mobilização em caso de necessidade. A Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 é o instrumento normativo da atividade.
Inicialmente, são 1.465 vagas. Sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica, mas a cada ano, o número de oportunidades será incrementado.
Além disso, o alistamento é voluntário, mas o serviço torna-se obrigatório para as mulheres após sua incorporação. São critérios para o alistamento: completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) bem como ter residência em um dos municípios tributários selecionados para o serviço militar.
Atualmente, as vagas estão distribuídas em 28 municípios com unidades militares das três Forças, de 13 estados, além do Distrito Federal.
São eles: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Fonte: Da redação
No decorrer da tentativa de abordagem, o suspeito chegou a morder os braços de dois…
Segundo relato, vítimas não conheciam o suspeito. Caso aconteceu na noite de sexta-feira, 6
Possibilidade de renegociação de créditos pessoais via Open Finance permite a transferência de dívidas mais rapidamente
Programação toma conta de avenidas e bairros da capital, com muita música e diversão para…
Ação da Defensoria Pública de Roraima ocorre de 9 a 13 de fevereiro, em frente…
Problemas vão desde dores até complicações na coluna vertebral.