Cidades

Judiciário de Roraima lança 2º edital do selo ‘Mulheres Seguras’ que reconhece práticas de combate à violência doméstica

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu nesta terça-feira (15), o lançamento da 2ª Edição do Selo Mulheres Seguras. O evento ocorreu na Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro São Vicente.

A ação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) tem como objetivo a conclamação da sociedade para a questão da violência contra a mulher, a fim de diminuir os altos índices de violência doméstica e familiar contra as mulheres e reconhecer as práticas de combate a violência doméstica em todo o estado de Roraima.

Conforme a juiza Suelen Alves, o Selo Mulheres Seguras viabiliza o reconhecimento de todas as entidades e organizações que atuam em Roraima no enfrentamento a violência doméstica contra à mulher.

“O selo é uma forma do Poder Judiciário roraimense dar visibilidade a programas e projetos de iniciativa privada ou mesmo das instituições públicas, que combatem de alguma forma a violência doméstica, pois a luta contra a violência não é apenas uma luta das mulheres, e sim de toda a sociedade”, reforçou.

Seleção de projetos

A Cevid vai selecionar os projetos a partir da relevância, pertinência e coerência. Isso dentro da demonstração da aplicabilidade prática e da contribuição eficiente do projeto ou então iniciativa, para a prevenção, enfrentamento e punição da violência praticada contra as mulheres, no âmbito das relações domésticas e familiares.

A ganhadora da primeira edição, que ocorreu em 2022, Nannibia Cabral, afirmou que o Selo Mulheres Seguras vai muito além da premiação.

“Além do selo reconhecer as ações de combate à violência praticadas contra as mulheres, ele é muito importante para que a sociedade possa conhecer os trabalhos e as pessoas por trás de cada ação de combate, que estão sendo realizados no Estado de Roraima, num propósito único: erradicar a violência contra as mulheres em todos os âmbitos da sociedade”, ressaltou.

Os interessados poderão se inscrever por meio de um formulário eletrônico disponível no link. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 14 de outubro. Em seguida, será realizada uma triagem, análise de conformidade e avaliação dos projetos inscritos. O resultado final será conhecido no dia 17 de novembro e a premiação concedida no dia 22 de novembro.

Selo Mulheres Seguras

O selo visa cumprir à Lei Estadual n.º 1.369/2019. Ela que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio às mulheres que sofrem violências. Ou que se sintam em situações de risco nesses ambientes. A expectativa é também promover o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, que foi instituído pela Lei Federal nº 14.188/2021 como medida de ajuda à mulher vítima de violência doméstica e familiar, além de cumprir a própria Lei Maria da Penha.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Polícia apreende combustível que seria usado na compra de votos em Mucajaí

Polícia apreendeu aproximadamente 420 litros de combustível após denúncia de crime eleitoral no local

2 horas ago

Deputado orienta candidato a vereador a mentir para eleitores durante live no Instagram; veja vídeo

Rárison Barbosa (PMB) aparece em vídeo apoiando o candidato Deivyd Carneiro, preso na quinta-feira (3),…

4 horas ago

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

5 horas ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

8 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

8 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

11 horas ago