Cidades

Lançamento de foguete em Alcântara é reagendado para esta segunda

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi reagendado para as 15h45 desta segunda-feira (22). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o último dia da janela de lançamento.

O foguete pode ser o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro.

Inicialmente, o lançamento estava previsto para ocorrer na última quarta-feira (17). No entanto, durante a etapa final de averiguação dos sistemas, houve a detecção de uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. A empresa decidiu, então, adiar o lançamento para poder trocar os componentes.

Houve nova tentativa nesta sexta-feira (19), mas a operação novamente não aconteceu. Isso em razão do funcionamento anormal de uma válvula de ventilação, instalada no tanque de metano líquido do segundo estágio do veículo.

“Essa válvula é um componente essencial, responsável por manter o controle adequado de pressão na parte superior do veículo lançador. Caso a válvula não funcione corretamente quando estiver na posição fechada, a pressão interna do tanque pode continuar a subir, potencialmente. Ou seja uma falha estrutural”, disse, em nota, a Innospace.

De acordo com a empresa, após a suspensão do lançamento na sexta-feira, os combustíveis do foguete foram drenados com segurança. Dessa forma, o veículo foi posicionado na posição horizontal sobre a base de lançamento. Foi realizada uma inspeção abrangente das funções e componentes do sistema. 

“Nenhuma anomalia adicional teve identificação além da válvula de ventilação. Uma válvula reserva está disponível, e a empresa planeja realizar a verificação funcional final após a substituição. Isso com base nos resultados de sua análise da causa raiz”, acrescentou a Innospace.

Cinco satélites

O veículo espacial de 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 tonelada. Ele carrega satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

Um total de oito cargas úteis estão dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento. Sendo então cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais, por instituições e empresas do Brasil e da Índia. 

Por fim, a operação de lançamento, coordenada pela FAB, e terá transmissão ao vivo, pelo canal da empresa sul-coreana Innospace.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

Aprovada pela Anvisa, a Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no…

29 minutos ago

Mulher é morta com tiro na barriga enquanto dormia em Boa Vista

Crime aconteceu na madrugada deste domingo, 21, no bairro Tancredo Neves. Marido da mulher também…

4 horas ago

Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixaram o programa em 10 anos

Aumento da escolaridade, do acompanhamento em saúde e inserção no mercado formal de trabalho foram…

5 horas ago

Pesquisa Serasa: 38% dos brasileiros já se endividaram consumindo produtos geek

Pesquisa revela 1que 73% dos entrevistados destinam até R$300,00para comprar de produtos relacionados à cultura…

7 horas ago

Foragido da Justiça de RR condenado por matar empresário é preso no Acre; criminoso está na lista dos mais procurados do Brasil

Gessé Diomar Mendes Barros, foi condenado por mandar matar o empresário Rogério de Oliveira Rosa em…

8 horas ago

Concurso do TCU no TikTok premia vídeos criativos sobre participação cidadã com até R$10 mil

O concurso tem o objetivo de incentivar estudantes universitários a criarem conteúdo sobre controle social

8 horas ago