Cidades

RR e ES registram maior alta em crimes contra LGBTQI+ em 2020

Pessoas LGBTQI+ sofreram mais violência em 2020. Os dados foram divulgados no 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado na quinta-feira (15). Roraima e Espírito Santo são apontados como os estados com maior alta no número de crimes contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, interssexuais e outros no ano passado

Os dados do levantamento revelam, sobretudo, um aumento de 200% nos crimes de lesão corporal que foram cometidos contra pessoas LGBTQI+ nos estados de Roraima e Espírito Santo no ano de 2020, quando são comparados a 2019. O anuário considera apenas os casos que foram registrados em delegacias de polícia.

Conforme os númerosem Roraima, no ano passado, foram registrados 21 casos. Contudo, no mesmo período em 2019, apenas sete registros foram identificados. Já no Espírito Santo foram 12 notificações em 2020, contra quatro no ano anterior.

Brasil e crimes contra LGBTQI+

De acordo com o Anuário, houve aumento de 20,8% no número de registros de crimes de Lesão Corporal contra pessoas LGBTI+ em todo o Brasil. Em 2020 foram registrados 1.169 casos, contra 967 notificações em 2019. 

Ainda de acordo com o documento, 121 homicídios dolosos, quando há intenção de matar, foram registrados em 2020. Já em 2019 foram registrados 97 casos, um aumento de 24%.

O documento detalhou, portanto, aumento de 20% no número de estupros contra LGBTQI+ no país. Ao todo foram registrados 88 casos em 2020 e 73 em 2019.

Outros dados

O relatório também compila os registros sobre injúria racial e racismo. Roraima reduziu 6,6% em 2020 em comparação ao ano anterior. Conforme o Anuário, em 2020 foram 28 casos, enquanto que em 2019 foram 30.

O crime de injúria racial consiste em ofender a honra de alguém usando elementos referentes à raça, cor, etnia ou origem.

No Brasil foi registado uma redução de 16% no número de registros de crime de injúria racial. No ano passado, mais de 10,2 mil casos foram notificados, enquanto em 2019 haviam sido identificados mais de 12,3 mil casos.

Por Bryan Araújo

Rosi Martins

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

5 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

45 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

54 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago