O diretor de relações com investidores da Alupar, Luiz Coimbra, disse em teleconferência com analistas e investidores que a Transnorte Energia (TNE), empreendimento responsável pela construção do Linhão de Tucuruí, que conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, está com as obras adiantadas e deve entrar em operação no quarto trimestre de 2025.
A construção foi licitada em 2011 e deveria ter começado a operar em 2015, no entanto, sofreu problemas no licenciamento ambiental. Isso porque parte do trajeto corta a reserva Waimiri Atroari.
Conforme Coimbra, as obras já estão 61% concluídas. A assinatura da ordem de serviço para retomada das obras aconteceu em agosto do ano passado em Parintins, no Amazonas. O investimento total da construção do Linhão em Roraima é de R$ 2,6 bilhões. A extensão das linhas de transmissão será de 721 km.
O trecho Manaus-Boa Vista, do Linhão de Tucuruí, é um projeto crucial para interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Único estado que não faz parte do SIN, Roraima depende da geração de usinas a óleo combustível e a gás natural – cujos custos, mais elevados, subsidiados por meio das tarifas de energia, via CCC (Conta de Consumo de Combustíveis).
A retomada do projeto só foi possível após acordo com as lideranças indígenas locais, fechado em 2022.
Fonte: Da Redação com informações da Valor Econômico
Parte de outras lojas próximas também foram atingidas pelas chamas
Há oportunidades para pessoas com ou sem experiência registrada na carteira
Julgamento do recurso de Antonio Denarium está parado no Tribunal Superior Eleitoral há quatro meses…
A cada semana, cerca de 250 toneladas de lixo são removidas de aproximadamente 100 pontos…
2ª edição do Festival acontece no dia 19 de novembro, das 9h às 18h no…
Elas ficam mais de cinco horas diárias dedicadas às atividades da casa