Cidades

Linhão de Tucuruí deve começar a operar em 2025

O diretor de relações com investidores da Alupar, Luiz Coimbra, disse em teleconferência com analistas e investidores que a Transnorte Energia (TNE), empreendimento responsável pela construção do Linhão de Tucuruí, que conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, está com as obras adiantadas e deve entrar em operação no quarto trimestre de 2025.

A construção foi licitada em 2011 e deveria ter começado a operar em 2015, no entanto, sofreu problemas no licenciamento ambiental. Isso porque parte do trajeto corta a reserva Waimiri Atroari.

Conforme Coimbra, as obras já estão 61% concluídas. A assinatura da ordem de serviço para retomada das obras aconteceu em agosto do ano passado em Parintins, no Amazonas. O investimento total da construção do Linhão em Roraima é de R$ 2,6 bilhões. A extensão das linhas de transmissão será de 721 km.

Linhão de Tucuruí

O trecho Manaus-Boa Vista, do Linhão de Tucuruí, é um projeto crucial para interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Único estado que não faz parte do SIN, Roraima depende da geração de usinas a óleo combustível e a gás natural – cujos custos, mais elevados, subsidiados por meio das tarifas de energia, via CCC (Conta de Consumo de Combustíveis).

A retomada do projeto só foi possível após acordo com as lideranças indígenas locais, fechado em 2022.

Fonte: Da Redação com informações da Valor Econômico

Lara Muniz

Recent Posts

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

17 minutos ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

42 minutos ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

1 hora ago

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

3 horas ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

4 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

6 horas ago