Linhão de Tucuruí - Foto: Divulgação
O diretor de relações com investidores da Alupar, Luiz Coimbra, disse em teleconferência com analistas e investidores que a Transnorte Energia (TNE), empreendimento responsável pela construção do Linhão de Tucuruí, que conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, está com as obras adiantadas e deve entrar em operação no quarto trimestre de 2025.
A construção foi licitada em 2011 e deveria ter começado a operar em 2015, no entanto, sofreu problemas no licenciamento ambiental. Isso porque parte do trajeto corta a reserva Waimiri Atroari.
Conforme Coimbra, as obras já estão 61% concluídas. A assinatura da ordem de serviço para retomada das obras aconteceu em agosto do ano passado em Parintins, no Amazonas. O investimento total da construção do Linhão em Roraima é de R$ 2,6 bilhões. A extensão das linhas de transmissão será de 721 km.
O trecho Manaus-Boa Vista, do Linhão de Tucuruí, é um projeto crucial para interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Único estado que não faz parte do SIN, Roraima depende da geração de usinas a óleo combustível e a gás natural – cujos custos, mais elevados, subsidiados por meio das tarifas de energia, via CCC (Conta de Consumo de Combustíveis).
A retomada do projeto só foi possível após acordo com as lideranças indígenas locais, fechado em 2022.
Fonte: Da Redação com informações da Valor Econômico
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás