Cidades

Linhão de Tucuruí deve começar a operar em 2025

O diretor de relações com investidores da Alupar, Luiz Coimbra, disse em teleconferência com analistas e investidores que a Transnorte Energia (TNE), empreendimento responsável pela construção do Linhão de Tucuruí, que conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, está com as obras adiantadas e deve entrar em operação no quarto trimestre de 2025.

A construção foi licitada em 2011 e deveria ter começado a operar em 2015, no entanto, sofreu problemas no licenciamento ambiental. Isso porque parte do trajeto corta a reserva Waimiri Atroari.

Conforme Coimbra, as obras já estão 61% concluídas. A assinatura da ordem de serviço para retomada das obras aconteceu em agosto do ano passado em Parintins, no Amazonas. O investimento total da construção do Linhão em Roraima é de R$ 2,6 bilhões. A extensão das linhas de transmissão será de 721 km.

Linhão de Tucuruí

O trecho Manaus-Boa Vista, do Linhão de Tucuruí, é um projeto crucial para interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Único estado que não faz parte do SIN, Roraima depende da geração de usinas a óleo combustível e a gás natural – cujos custos, mais elevados, subsidiados por meio das tarifas de energia, via CCC (Conta de Consumo de Combustíveis).

A retomada do projeto só foi possível após acordo com as lideranças indígenas locais, fechado em 2022.

Fonte: Da Redação com informações da Valor Econômico

Lara Muniz

Recent Posts

Soldado Sampaio segue governador interino de Roraima, declara TRE-RR

Tribunal Regional Eleitoral se manifestou após o resultado das eleições suplementares

5 horas ago

TRE-RR divulga balanço preliminar e não registra intercorrências na eleição suplementar

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada na tarde deste domingo, 21

9 horas ago

Eleição suplementar: Boa Vista registra movimentação tranquila na tarde de hoje nos maiores colégios eleitorais

Escolas estaduais América Sarmento, recebe mais de 3,7 mil eleitores, e Maria Sônia de Brito…

11 horas ago

Dez urnas são substituídas durante a manhã na eleição suplementar em Roraima

Índice foi considerado muito baixo e dentro da normalidade prevista para o processo eleitoral

13 horas ago

Eleitor que não votar na Eleição Suplementar deve justificar ausência às urnas

Justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título

13 horas ago