As mães celebraram o crescimento saudável das crianças. A infância é uma das prioridades para a Prefeitura de Boa Vista. Por isso, na manhã dessa sexta-feira, (25) foi celebrada a formatura dos bebês de até 2 anos acompanhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube. Os formandos ganharam certificado de aleitamento para comemorar a primeira etapa do desenvolvimento na Primeira Infância.
Participaram do encontro mais de 60 mulheres acompanhadas pela unidade para uma roda de conversa sobre saúde infantil. O evento também promoveu a atualização do cartão de vacina e vitaminas para as crianças de até 5 anos. Para a gestora da UBS, Shirley Souza, a principal fonte de nutrientes para os bebês é o leite materno, algo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A criança que recebe acompanhamento regular de saúde e não atrasa as vacinas tem menos chances de adoecer. O nosso objetivo foi mostrar às famílias durante as rodas de conversas e palestras, que elas são as principais cuidadoras da saúde dos filhos. E pensando nisso, a nossa equipe surgiu com a ideia da formatura para os bebês”, afirmou a gestora.
Jéssica Rodrigues é mãe da pequena Myrela, de apenas três meses, se declara muito clara com o apoio encontrado na UBS. “Eu comecei o acompanhamento no início da gravidez. Fiz o pré-natal na UBS, que é como uma segunda casa para mim. Tive complicações com o crescimento da Myrela na gravidez, mas hoje ela está completamente saudável”, disse a mãe.
Quem também relatou sobre o cuidado recebido da UBS foi Raichela da Silva, mãe da encantadora Walentina, de cinco meses. “Sempre que precisamos, os serviços estão à prontidão para nós. A Walentina recebe acompanhamento médico desde o nascimento e, graças a Deus, a saúde está ótima. Eles nos visitam uma vez por mês para saber como ela está. Isso é essencial”, contou.
Assim, o aleitamento é desafiador e as mães são verdadeiras guerreiras que lutam pela saúde e bem-estar dos filhos. Segundo a enfermeira Conceição Sale, o desconforto e dor durante a adaptação do bebê atinge principalmente as mães de primeira viagem. Porém, as demais também precisam de cuidado, pois cada gestação e criação de uma pessoa é uma experiência única.
“As mulheres podem enfrentar dor nos mamilos durante a adaptação dos bebês e o desconforto do excesso de leite nos seios, além de outras complicações, que com a atenção, paciência e cuidado são superadas. Afinal, o esforço é compensado com a saúde da criança”, disse.
A Arminda Gomes é uma das 35 Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Boa Vista e está localizada na Rua José Airton de Almeida, número 422, bairro Jóquei Clube. O horário de funcionamento é das 8h às 19h de segunda a sexta-feira.
Por fim, a unidade disponibiliza todos os serviços de atenção e cuidados básicos para as mães e bebês desde o início da gestação. As mães tem exames preventivo odontológico, enquanto as crianças têm atendimento clínico.
“Trabalhamos com um cuidado coletivo, incluindo avós, irmãos e todos que têm responsabilidade no cuidado da criança”, frisou a gestora Shirley.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…