Cidades

Mais de 3 mil animais foram vacinados contra febre aftosa durante 2ª etapa de campanha em Boa Vista

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Boa Vista se encerrou em 26 de outubro e contabilizou 3.239 animais imunizados.

Logo, a ação da prefeitura contou com o suporte da equipe de técnicos e veterinários da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). De forma gratuita atendeu 15 comunidades indígenas também com vermifugação dos rebanhos.

De acordo com o secretário da SMAAI, Guilherme Adjuto, esse trabalho em Boa Vista acontece há 10 anos.

“Essa ação que fazemos é muito importante para a prevenção e erradicação desta doença. Nessa 2ª, conseguimos superar a nossa meta de 3000 animais. Ajudamos a desenvolver a imunidade no rebanho, que dificulta a propagação do vírus.,

Assim, em Boa Vista, o município faz a imunização e vermifugação do rebanho bovino nas comunidades indígenas, absorvendo todos os custos com aquisição das vacinas, insumos. Além de disponibilizar equipe de técnicos e veterinários.

1ª etapa

Assim a primeira etapa no município aconteceu no mês de abril e a segunda em outubro de cada ano. Em 2022, somados as duas etapas foram 6.688 animais vacinados de 15 comunidades indígenas: Truaru da Cabeceira, Serra da Moça, Serra do Truaru, Morcego, Campo Alegre, Vista Alegre, São Marcos, Darôra, Ilha, Vista Nova, Mauixi, Três Irmãos, Milho, Lago Grande e Bom Jesus.

Calendário

A vacinação dos bovinos segue o calendário oficial de cada estado ou região e tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença.

Dessa forma, para o combate à doença, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conta com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa (PNEFA).

Ele atua então em parceria com os serviços veterinários estaduais, municipais e também iniciativa privada.

Por fim, entre as estratégias do programa estão a manutenção e o fortalecimento das estruturas dos serviços veterinários oficiais e da infraestrutura para diagnóstico, normatização das ações, cadastramento do setor agropecuário, vigilância ostensiva, vacinação de animais, manutenção de programas de educação sanitária. Além da organização e consolidação da participação comunitária.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

14 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

18 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

19 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

20 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

21 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago