Cidades

Mais de 3 mil imigrantes estão desabrigados em Roraima, aponta relatório

Dados de levantamento feito pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) durante o mês de junho, indicam que 3.824 venezuelanos estão desabrigados em Roraima. O relatório, obtido pelo Roraima em Tempo nesta terça-feira (13), reúne dados das cidades de Boa Vista e Pacaraima.

Conforme o documento, Pacaraima é o munícipio com o maior número de pessoas fora de abrigos, chegando a 1.833 pessoas distribuídas em 540 famílias, entre eles 515 homens, 502 mulheres e 816 crianças e adolescentes.

Por outro lado, em Boa Vista são 1.791 pessoas de 403 famílias, entre eles 681 homens, 531 mulheres e 579 crianças e adolescentes.


Além disso, a OIM mapeou e acompanhou 32 ocupações espontâneas em espaços públicos e privados, além de pessoas em situação de rua e no espaço de acolhimento instalado pela Operação Acolhida na Rodoviária, nomeado de Posto de Recepção e Apoio (PRA).

“Os dados são obtidos por meio de entrevistas e pesquisas realizadas diretamente nos espaços, com participação da comunidade e de lideranças locais, sempre na última semana do mês de referência. São complementados por contagens diurnas e noturnas realizadas pela OIM, com apoio da Força Tarefa Logística Humanitária”, cita o documento.

Regularização dos imigrantes em Roraima

No dia 24 de junho, a Casa Civil do Governo Federal emitiu uma portaria que flexibiliza a entrada de imigrantes pela fronteira entre Brasil e Venezuela. Ou seja, a medida permite ainda a regularização migratória de pessoas que já estão em território nacional.

No mês de junho a Organização constatou que 96% das pessoas que não ocupavam os abrigos em Boa Vista não estavam com a situação migratória regularizada. Enquanto que em Pacaraima, a porcentagem chegou a 17%. Além disso, cerca de 96% do quantitativo em Boa Vista estão interessadas no programa de interiorização em Pacaraima 3%.

Mercado de Trabalho

Na avaliação da OIM, ocorreu impacto no acesso ao mercado de trabalho devido ao período de pandemia e a condição de irregularidade dos refugiados e migrantes. O índice de homens economicamente ativos é superior ao de mulheres nos dois munícipios. Em ambos os casos, a informalidade é a principal fonte de renda.

Nesse sentido, em Boa Vista o percentual de homens economicamente ativos atingiu 92%, já o número de mulheres é de 28%. No munícipio de Pacaraima o número ficou em 32% para homens e 14% entre mulheres.

“As atividades como diarista, manicure, vendedores ambulantes seguem apontadas como as formas mais comuns de ocupação entre mulheres. Com relação aos homens não houve mudanças significativas, sendo diaristas e barbeiros as atividades econômicas mais comuns”, destacou o relatório de Pacaraima.

Vulnerabilidade

O relatório reúne ainda dados da população migrante em situação de vulnerabilidade social. Os grupos considerados vulneráveis são crianças e idosos desacompanhados, grávidas e lactantes, pessoas acima dos 60 anos, famílias monoparentais e indígenas.

Dessa forma, o quantitativo em cada grupo é: Crianças desacompanhadas, 22; Idosos desacompanhados, 24; Mulheres e adolescentes grávidas, 53; Lactantes, 116; Pessoas acima dos 60 anos, 87; Famílias monoparentais, 72; Indígenas, 115.

Por Samantha Rufino

Leia mais

https://www.roraimaemtempo.com//ultimas-noticias/governo-federal-autoriza-entrada-de-venezuelanos-no-brasil-pela-fronteira-em-roraima,398226.jhtml

https://www.roraimaemtempo.com//ultimas-noticias/acolhida-ja-registrou-1-3-milhao-atendimentos-na-fronteira-com-a-venezuela,399623.jhtml

enspire

Recent Posts

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

22 minutos ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

14 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

15 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

15 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

16 horas ago

Reforço na segurança da capital: Arthur Henrique empossa mais 90 novos guardas civis municipais

Cerimônia marca a conclusão do chamamento dos 150 aprovados no concurso de 2023

17 horas ago