Cidades

Ministério da Cidadania prorroga prazo de atualização de dados no Cadastro Único

O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único. O cidadão terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.

Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam oito milhões de famílias. Conforme o prazo anterior, os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) que estão em Revisão Cadastral teriam até esta sexta-feira (14) para fazer a atualização.

A Revisão Cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único. Caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

Os convocados para revisão de dados devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Outra alternativa é o posto de atendimento do Cadastro Único do município.

A atualização cadastral assegura a qualidade dos dados. Além disso, garante às famílias que as suas informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a sua realidade.

Dessa forma, o cadastro atualizado possibilita que as famílias possam receber os benefícios. Alguns dos programas que fornecem benefícios são o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Bem como, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem.

Revisão Cadastral

Devido aos impactos da pandemia de Covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Ou seja, neste ano, apenas as famílias que tiveram uma atualização cadastral pela última vez em 2016 ou 2017 estarão atualizando os dados no Cadastro Único.

Portanto, a família que atualizou os dados pela última vez em 2018 ou 2019 passará por uma convocação nos próximos anos.

Fonte: Ministério da Cidadania

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

53 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

4 horas ago