Foto: Divulgação PMBV
O Ministério da Saúde anunciou a conclusão da formação de 109 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os profissionais são vinculados à 2ª turma do programa Mais Saúde com Agente. Os profissionais já atuam em 5,2 mil municípios em todas as 27 unidades federativas do país.
“A iniciativa promove o fortalecimento da atuação dos profissionais na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde. Além de oferecer cuidado mais humanizado e próximo às comunidades. O Mais Saúde com Agente é o maior programa de formação técnica na área de saúde do país”, destacou a pasta, em nota.
Ao todo, a qualificação abrangeu 81 mil Agentes Comunitários de Saúde. Ou seja, aqueles responsáveis pela atenção primária das famílias em suas comunidades, e outros 28 mil Agentes de Combate às Endemias, que atuam na prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya, visitando casas e terrenos para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
Do mesmo modo, o Ministério da Saúde detalhou que mais de 12 mil profissionais participaram do processo, como tutores, preceptores e assistentes locais e regionais.
Além disso, o Mais Saúde com Agente teve formato semipresencial e carga horária de mais de 1,2 mil horas com duração de dez meses, segundo a pasta. Nesta segunda turma do programa, os cursos incluíram novas disciplinas relacionadas à equidade e ao combate às desigualdades, focando em aperfeiçoar o acolhimento à população.
O Mais Saúde com Agente é uma ação do Ministério da Saúde, realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da pasta e parceiros.
Fonte: Agência Brasil
Cerca de 50 pessoas entre corpo acadêmico e docentes, realizaram uma manifestação no prédio da…
Família diz que mulher corre risco de morrer e estão lutando contra o tempo, por…
O apresentador da TV Imperial, afiliada da Record, foi retirado à força da própria casa,…
Pedido foi feito em regime de urgência e agora depende da análise dos deputados
Nenhum apostador acertou as seis dezenas: 03 - 10 - 12 - 19 - 37…
Adesão ao acordo de ressarcimento vai até 20 de março de 2026, para os aposentados…