Cidades

Moradores do João de Barro voltam a denunciar falta de água no bairro: “temos que comprar”

Moradores do João de Barro, na zona Oeste de Boa Vista, voltaram a denunciar a falta de água na região.

De acordo com uma moradora, que preferiu não ser identificada, o problema já dura há cinco dias. Além disso, ao entrar em contato com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), a situação não é resolvida.

“Já estamos há cinco dias sem água. Ligamos para a Caer e disseram que iriam arrumar essa situação e que até então estava tudo normal. Como está normal se estamos sem água? Temos que comprar água ao preço de R$ 40. Como vamos estar comprando se mal temos para comprar o que comer? Não tem lógica uma situação dessas. E o carro do caminhão pipa da Caer, a gente nunca mais nem vimos”, explicou.

A reportagem entrou em contato com a Caer para posicionamento sobre o caso e aguarda retorno.

Sistema de abastecimento

O bairro conta com um novo sistema de abastecimento de água, que deveria atender os moradores do João de Barro e adjacências. A inauguração ocorreu no dia 27 de agosto. Durante a cerimônia de entrega, o presidente da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer), James Serrador, disse que a obra contou com um investimento de R$ 14 milhões.

Em setembro um outro morador já relatava o mesmo problema. “…Mas água que é bom nunca chega. Apenas de madrugada que vem água. E aí temos que reservar para usar durante o dia. O sistema de abastecimento não dá conta de todo bairro. Apenas regiões mais baixas tem água sem falta. Já no geral, só chega de madrugada”, explicou.

Rocha disse que já buscou ajuda da Companhia de Água e Esgotos de Roraima, mas a empresa estatal nunca resolveu o problema. “O medo é que eles nunca resolvam essa situação. Já liguei para eles, que dizem que vão analisar a situação, mas não resolvem”, disse.

Demora para inauguração e transtornos para moradores

O problema no abastecimento de água no João de Barro já existe há anos. Os moradores ficaram meses cobrando pela inauguração da obra, que iniciou em maio de 2022 com prazo de seis meses para conclusão.

Ou seja, houve um atraso um ano e meio para a entrega. Enquanto isso, a população que vive no bairro sofreu com vários transtornos. Em julho, moradores relataram ao Roraima em Tempo que eles usavam uma encanação improvisada para terem acesso à água de um poço artesiano de uma pessoa, a quem pagavam uma taxa de R$ 100,00.

Vários moradores chegaram a fazer manifestações em frente à caixa d’água do bairro devido a falta constante de água na região.

Fonte: Rádio 93 FM

Polyana Girardi

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