Cidades

Moradores reclamam de falta de água e baixa pressão em vários bairros de Boa Vista

O Roraima em Tempo recebeu na manhã desta segunda-feira, 21, vários relatos sobre falta de água e baixa pressão em diversos bairros de Boa Vista durante todo o final de semana.

Uma moradora do Silvio Botelho, por exemplo, informou que as pessoas que vivem no bairro sofrem há três dias com falta de água. O problema começou por volta das 10h30 de sábado, 19, e se estende até a manhã de hoje.

Para realizar as tarefas do dia a dia, ela depende de uma torneira da vizinha para encher baldes. “A única torneira que chega água é da vizinha, daí ela nos cedeu. O complicado é porque aqui tem crianças e idosos. Meu irmão que veio passar uns dias comigo tem deficiência física, então imagina a dificuldade que está sendo”, falou a mulher.

A situação se repete no bairro Jardim Primavera. Uma moradora disse à reportagem que está sem água desde a manhã de domingo, 20. Conforme ela, o problema existe há anos na região.

“Estamos sem água até para fazer o almoço. É uma pouca vergonha da Caer. A gente já sofre com esse problema. Já tem quase 30 anos que a gente mora nessa casa e sempre com esse problema. Quando falta água, a caixa não enche. A gente precisa da água da caixa e não tem como repor. Como não tem água na encanação da rua, não enche a caixa. Estamos sem água. Não tem água nem para lavar o arroz e fazer a comida”, ressalta a denunciante.

Outro problema

A baixa pressão da água é mais um problema enfrentado por moradores desde o final de semana em alguns bairros da capital.

A situação foi registrada nos bairros 13 de Setembro e Asa Branca. Desse modo, moradores questionam a Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer).

“Pelo amor de Deus, perguntem da Caer o porquê da água aqui no 13 de setembro ser tão fraca, mas tão fraca que não sobe para o chuveiro. Temos que tomar banho agachados”, detalhou um morador.

Uma outra moradora do bairro 13 de Setembro disse que o problema de baixa pressão da água na região não é de agora. “A gente até se admira quando tem uma água forte no chuveiro”, salientou.

O que diz a Caer

Procurada, a Caer informou que neste domingo, 20, por volta das 15h30, iniciou uma manutenção de emergência em uma das bombas após detecção de problemas mecânicos que compõem o sistema de captação de água bruta, localizado do bairro São Pedro, na sede da companhia, o que pode afetar o abastecimento em Boa Vista.

Disse ainda que equipes da empresa estão trabalhando de maneira ininterrupta para restabelecer o sistema em sua potência máxima. “Durante a manutenção, a capital permanecerá com 96 poços em pleno funcionamento”, salientou a estatal.

A Companhia afirma que até a conclusão do trabalho, prevista para às 15h desta segunda-feira, 21, o sistema de captação estará operando com 70% da capacidade, com uma bomba instalada na plataforma principal, e receberá o reforço de uma bomba de 150CV, instalada na balsa de captação submersa.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

30 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

1 hora ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

1 hora ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago