Cidades

Mormaço Cultural: 2ª edição do festival vai celebrar diferentes linguagens artísticas

Mormaço Cultural se firma como um dos eventos mais esperados do ano pela população, se tornando símbolo de inovação, celebração da cultura pop, urbana e, principalmente, valorização do que é produzido na região. Além disso, recebe atrações nacionais que, em sua maioria, nunca haviam se apresentado em Roraima.

O nome do festival faz referência a condições climáticas muito bem conhecidas pelos roraimenses. De acordo com a geógrafa Gladis Silva, o chamado “mormaço” é pelo clima quente, úmido e abafado, podendo variar em intensidade e duração. Ou seja, pode ocorrer por apenas algumas horas, como também por vários dias.

“Em Roraima, o mormaço acontece no período de transição climática, ou seja, quando o período chuvoso ou inverno amazônico, dá lugar ao verão. Esse processo aumenta a temperatura e deixa o tempo mais abafado. Nesse sentido, o festival vem para celebrar a valorização do clima da Amazônia, além dos ritmos dançantes que envolvem calor e energia”, explicou.

Representatividade

Porém, mais que um conceito científico, o evento possui grande peso histórico-cultural. De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho, o mormaço é um festival que transita em todas as linguagens artísticas, valorizando diversos aspectos da cultura regional. Possui também o papel importante de ocupar diferentes espaços da cidade.

“A proposta é ser um festival de ocupação e intervenção urbana, que transita por multilinguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo e gastronomia. Nesta segunda edição, além do Parque do Rio Branco, o Teatro Municipal também passa a ser ocupado. É importante porque o Mormaço realmente ativa a cadeia da cultura em diversas camadas”, disse.

Assim, o presidente destaca ainda, que além de valorizar a cena artística da cidade, o festival movimenta a economia criativa de forma significativa, aquecendo importantes setores como o de turismo, por exemplo.

“É muito significativo para a cidade, porque além de movimentar os trabalhadores da cultura, aquece o comércio, o setor de turismo e transporte, pois muita gente vem de fora para prestigiar e participar da festa. Ou seja, faz grandes contribuições econômicas, turísticas e, principalmente na criação de referências estéticas para a cidade”, concluiu.

Mormaço 2023

Com mais de 30 horas de programação, o evento ocorre no Teatro Municipal entre os dias 26 e 29 de setembro. No Parque do Rio Branco, o festival acontece nos dias 30 de setembro e 1° de outubro.

Por fim, para conferir a programação do teatro, acesse o link: https://encurtador.com.br/agjV3. Já os dias e horários dos shows no parque podem ser acompanhados por meio do link: https://encurtador.com.br/wxBFK.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

9 minutos ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

3 horas ago

Combate ao crime eleitoral: PF realiza operações no interior de RR neste sábado

Polícia Federal realizou ações em Pacaraima, Alto Alegre, São Luiz e Mucajaí. informações relacionadas à…

4 horas ago

Preço da gasolina sobe 9,2% e atinge R$ 6,68 em Roraima, aponta pesquisa

Monitor de Preços de Combustíveis indicam que, na região Norte, o abastecimento de um tanque…

4 horas ago

Polícia Federal deflagra operação e cumpre mandados na casa de Chiquinho Rufino, candidato a prefeito em Mucajaí

Investigação foi iniciada a partir de uma operação de combate a corrupção eleitoral que apreendeu…

5 horas ago

Arthur Henrique lidera pesquisa Inope com 70%; Catarina tem 20%, Nakashima 1,2% e Lincoln 0,3

Segundo a pesquisa, o atual prefeito vence eleição no primeiro turno com grande vantagem sobre…

16 horas ago