Cidades

Mormaço Cultural: 2ª edição do festival vai celebrar diferentes linguagens artísticas

Mormaço Cultural se firma como um dos eventos mais esperados do ano pela população, se tornando símbolo de inovação, celebração da cultura pop, urbana e, principalmente, valorização do que é produzido na região. Além disso, recebe atrações nacionais que, em sua maioria, nunca haviam se apresentado em Roraima.

O nome do festival faz referência a condições climáticas muito bem conhecidas pelos roraimenses. De acordo com a geógrafa Gladis Silva, o chamado “mormaço” é pelo clima quente, úmido e abafado, podendo variar em intensidade e duração. Ou seja, pode ocorrer por apenas algumas horas, como também por vários dias.

“Em Roraima, o mormaço acontece no período de transição climática, ou seja, quando o período chuvoso ou inverno amazônico, dá lugar ao verão. Esse processo aumenta a temperatura e deixa o tempo mais abafado. Nesse sentido, o festival vem para celebrar a valorização do clima da Amazônia, além dos ritmos dançantes que envolvem calor e energia”, explicou.

Representatividade

Porém, mais que um conceito científico, o evento possui grande peso histórico-cultural. De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho, o mormaço é um festival que transita em todas as linguagens artísticas, valorizando diversos aspectos da cultura regional. Possui também o papel importante de ocupar diferentes espaços da cidade.

“A proposta é ser um festival de ocupação e intervenção urbana, que transita por multilinguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo e gastronomia. Nesta segunda edição, além do Parque do Rio Branco, o Teatro Municipal também passa a ser ocupado. É importante porque o Mormaço realmente ativa a cadeia da cultura em diversas camadas”, disse.

Assim, o presidente destaca ainda, que além de valorizar a cena artística da cidade, o festival movimenta a economia criativa de forma significativa, aquecendo importantes setores como o de turismo, por exemplo.

“É muito significativo para a cidade, porque além de movimentar os trabalhadores da cultura, aquece o comércio, o setor de turismo e transporte, pois muita gente vem de fora para prestigiar e participar da festa. Ou seja, faz grandes contribuições econômicas, turísticas e, principalmente na criação de referências estéticas para a cidade”, concluiu.

Mormaço 2023

Com mais de 30 horas de programação, o evento ocorre no Teatro Municipal entre os dias 26 e 29 de setembro. No Parque do Rio Branco, o festival acontece nos dias 30 de setembro e 1° de outubro.

Por fim, para conferir a programação do teatro, acesse o link: https://encurtador.com.br/agjV3. Já os dias e horários dos shows no parque podem ser acompanhados por meio do link: https://encurtador.com.br/wxBFK.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Rodrigo Cataratas é condenado a 16 anos de prisão por liderar grupo criminoso na Terra Yanomami

Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022

39 minutos ago

Final da 3ª Copa Macuxi de Futebol será neste domingo, 1º

Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas

2 horas ago

Homem embriagado agride companheira com socos no rosto e quebra celular, em Caracaraí

Segundo relato, um dos socos teria atingindo o olho esquerdo causando hematoma

2 horas ago

Mulher guianense é vítima de violência doméstica sofrida pelo companheiro em Bonfim

Casal estava ingerindo bebida alcóolica em Lethen/Guiana, quando iniciaram as discussões motivadas por ciúmes; homem…

3 horas ago

PRF realiza Dia Nacional De Conscientização Álcool Zero No Trânsito nesta sexta

Ações educativas e fiscalização ocorrem em estradas federais em todo o país

4 horas ago

Homem é preso em flagrante após se passar por advogado em fórum de Boa Vista

Juiz responsável pela audiência pediu a inscrição do suspeito na OAB, mas ele afirmou não…

4 horas ago