Joênia Wapichana (Rede) encaminhou denúncia sobre o caso para a Comissão de Minorias da Câmara dos Deputados - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
A Polícia Federal (PF) vai apurar as circunstâncias que levaram a morte de um indígena de 25 anos na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. O anúncio foi feito no domingo (12).
De acordo com a deputada Joênia Wapichana (Rede), a morte de Edgar Yanomami teria ocorrido no dia 30 de julho, na Comunidade de Homoxi. A parlamentar encaminhou a denúncia a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que encaminhou uma Notícia Crime para a PF.
“Espero uma investigação séria e que o crime não fique impune”, destacou.
A parlamentar informou que um avião utilizado por garimpeiros teria atropelado o indígena. Os familiares tentaram buscar socorro na comunidade Yamasipiu, que fica a 15 quilômetros de distância, mas o jovem não resistiu.
Os garimpeiros teriam ainda tentado subornar a família de Edgar Yanomami para que o caso não se tornasse público, questão esta que foi comunicada ao presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami.
Além da Câmara, a deputada levou o caso ao conhecimento da alta comissária para direitos humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, que recomendou ao Governo Federal um maior empenho na proteção dos povos indígenas do Brasil.
Da Redação
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás