Cidades

Mostra Sesc de Cinema anuncia filmes selecionados para 6ª edição do evento

A Mostra Sesc de Cinema anunciou os filmes e outras obras selecionados para a sua 6ª edição. A premiação é uma das principais iniciativas ao cinema independente no Brasil. No total, 34 produções (10 longas-metragens, um média e 23 curtas) comporão a mostra nacional, sendo 10 delas referentes ao Panorama Infanto-Juvenil.

Nesse sentido, os filmes recebem licenciamento pelo período de um ano e estarão disponíveis ao público a partir de novembro, quando ocorre a cerimônia de lançamento da VI MSDC, no Rio de Janeiro.

Nessa edição, registraram 1.575 inscrições e selecionaram 343 filmes nas etapas estaduais, regional e nacional, sendo 206 de cineastas homens e 137 cineastas mulheres. Desses, 65 serão licenciados pelo período de um ano. (Confira todos os selecionados aqui)

Além disso, o circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal. Assim como, de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.

Do mesmo modo, as obras receberam avaliação das comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.

De acordo com a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha, o objetivo do Sesc é incentivar a produção artística.

“O trabalho do Sesc na área de cultura tem entre seus objetivos incentivar a produção artística brasileira e novos talentos. O volume de obras inscritas na Mostra Sesc de Cinema comprova o quanto nosso audiovisual é rico.  Tornar democrático o acesso à cultura é papel fundamental do Sesc. Queremos também valorizar os profissionais deste importante setor da economia criativa”, disse.

Filmes participantes da Mostra Sesc de Cinema

Entre os filmes que compõem a mostra nacional estão Infantaria, dirigido por Laís Santos Araújo, vencedor do Prêmio Especial de Melhor Curta-Metragem da Mostra Geração 14Plus, do Festival de Berlim e do Grande Prêmio do 32ª Festival Internacional de Curtas do Rio.

Além disso, têm o filme Máquina do desejo, dos diretores Joaquim Castro e Lucas Weglinski, sobre o Teatro Oficina e a trajetória de Zé Celso. Outras obras são Itinerário de cicatrizes, Primo da Cruz e o documentário Cordelina, que recebeu o prêmio de melhor filme no Festival Aruanda 2022.

Por fim, para os interessados em ver outros documentários, filmes e obras, basta acessar a lista pelo link do Sesc.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 2 milhões com pintura de paredes

Informação consta no Diário dos Municípios

59 minutos ago

Abertas inscrições para audições do balé jovem e infantil do Teatro Municipal de Boa Vista

Interessados devem ficar atentos ao prazo, que se inicia nesta terça, 3, e segue até…

1 hora ago

Motorista tem ‘apagão’ no trânsito e bate em poste de iluminação

Homem afirmou que não se recordava do que tinha acontecido; apesar do susto ninguém se…

4 horas ago

PIS/Pasep 2026: benefício começa a ser pago este mês; saiba quem tem direito a receber

Valor máximo do abono neste ano é de R$ 1.621 e é destinado a trabalhadores…

4 horas ago

Marceneiro tenta matar irmão com golpes de marreta e pá na cabeça no Senador Hélio Campos

Após atacar o irmão, o marceneiro fugiu do local ameaçando retornar para “terminar o serviço”,…

5 horas ago