Foto: Divulgação
Em Roraima, o movimento de mulheres realiza um ato em prol dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e da justiça socioambiental. “Por justiça climática e autonomia das mulheres” é o tema que marca as ações pelo Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março.
O evento acontece lado da Praça do bairro Caranã, na Avenida Soldado Polícia Militar João Alves Brasil, das 08h às 12h.
Sendo assim, o Dia Internacional da Mulher é um marco histórico na luta coletiva das mulheres por direitos, igualdade e justiça.
Além de ser uma data de celebração das conquistas femininas, é um momento para refletir sobre os desafios atuai. Como as ameaças às liberdades das mulheres, o avanço do conservadorismo e os ataques a direitos duramente conquistados.
A data também é uma oportunidade para denunciar o sistema capitalista e patriarcal, que explora a natureza e gera desigualdades sociais, impactando especialmente as mulheres.
Para uma das organizadoras do evento, Shopia Moura, integrante do Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur), o destaque é para o modelo de produção do agronegócio. Ela se baseia no uso intensivo de agrotóxicos, desmatamento e queimadas e suas consequências devastadoras para o meio ambiente e para a sociedade.
“Esse sistema coloca em risco a segurança e a soberania alimentar, afetando diretamente a saúde de trabalhadoras e trabalhadores do campo. Além de gerar alimentos contaminados que prejudicam a população. As mulheres indígenas, rurais e de comunidades tradicionais são as mais impactadas, pois dependem diretamente dos recursos naturais para sua subsistência”, disse.
Por fim, a programação conta com feirinha de produtos orgânicos, de incentivo à produção sustentável e ao consumo consciente. Além disso, terá bazar com espaço para troca e venda de produtos. Varal de denúncias, momento para expor relatos de violência de gênero e conscientizar a sociedade; distribuição de mudas.
Fonte: Da Redação
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…
Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…
Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal