Cidades

MPRR investiga falta de profissionais e de medicamentos para Aids no Coronel Mota

O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu investigação para apurar falta de medicamentos para tratamento da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) na Clínica Coronel Mota.

A Promotoria de Justiça da Saúde, cuja titularidade é do promotor Igor Naves, instaurou o procedimento preparatório.

Outra denúncia que será alvo da mesma investigação é a falta de infectologista, bem como de psiquiatra na unidade de saúde.

A instituição publicará a portaria com a instauração da investigação no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (16).

Inspeção do MPRR

No final de julho, o órgão inspecionou o Coronel Mota e constatou a falta de anestesia para pequenas cirurgias, além da ausência de profissionais.

“Um dos problemas que atinge não somente a Clínica Especializada, mas a maioria das unidades de saúde estaduais é a falta de médicos ou exames de algumas especialidades, o que precisa ser solucionado com urgência pelo Poder Público”, afirmou Igor Naves.

A falta de medicamentos utilizados em procedimentos básicos diários em pacientes que procuram os serviços na unidade faz parte de outro ponto enfatizado pelo promotor.

“Também constatamos a falta de medicamentos, como por exemplo, anestésicos para realizar pequenas cirurgias. É uma coisa básica, simples, que acaba impedindo que seja executado um serviço que a população precisa e essa situação precisa ser revertida”, ressaltou.

Citada

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou em nota, que a informação sobre falta de profissionais não procede, uma vez que o Coronel Mota conta com infectologista e psiquiatra no quadro de especialistas.

Em relação aos antirretrovirais, destinados ao tratamento de pessoas com HIV/AIDS, a pasta destacou que o encaminhamento para a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF) ocorre por meio do Ministério da Saúde. Disse ainda que os medicamentos estão chegando conforme o planejamento da pasta.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

26 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

2 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

4 horas ago