Cidades

Mulheres em situação de violência doméstica vão receber atendimento prioritário no Sine

Mulheres em situação de violência doméstica vão ter prioridade em atendimento pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A medida está publicada em Diário Oficial da União (DOU). E também traz a lei para instituir o programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.

Lei nº 14.542, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a reserva de 10% das vagas ofertadas. No entanto, não houver preenchimento das vagas reservadas, o motivo foi a ausência de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. As vagas vão ser preenchidas por mulheres. E, se não houver, pelo público em geral.

Do mesmo modo, a A Lei nº 14.540 estabelece o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual. E também aos demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual em toda a administração pública, seja federal, estadual, distrital ou municipal.

Objetivos

Do mesmo modo, o programa tem como objetivo, prevenir e enfrentar a prática do assédio sexual, crimes contra a dignidade sexual e de todas as formas de violência sexual nos órgãos e entidades abrangidos pela lei; bem como capacitar os agentes públicos para o desenvolvimento e a implementação de ações destinadas à discussão, à prevenção, à orientação e à solução do problema.

Outras medidas

Sobretudo, o governo anunciou medidas de proteção às mulheres em março. Elen então oficializou o envio de um projeto de lei que promove a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função. 

Assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao aceitar que a mulher ganhe menos que o homem no exercício da mesma função, se perpetua uma violência histórica contra as mulheres.

“É importante lembrar que o projeto de lei tem uma palavra que faz a diferença de tudo que já foi escrito sobre o trabalho. E essa mágica palavra é ‘obrigatoriedade’ de pagar o salário igual para homens e mulheres”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

8 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

11 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

12 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

12 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

12 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

14 horas ago