Cidades

Mulheres em situação de violência doméstica vão receber atendimento prioritário no Sine

Mulheres em situação de violência doméstica vão ter prioridade em atendimento pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A medida está publicada em Diário Oficial da União (DOU). E também traz a lei para instituir o programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.

Lei nº 14.542, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a reserva de 10% das vagas ofertadas. No entanto, não houver preenchimento das vagas reservadas, o motivo foi a ausência de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. As vagas vão ser preenchidas por mulheres. E, se não houver, pelo público em geral.

Do mesmo modo, a A Lei nº 14.540 estabelece o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual. E também aos demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual em toda a administração pública, seja federal, estadual, distrital ou municipal.

Objetivos

Do mesmo modo, o programa tem como objetivo, prevenir e enfrentar a prática do assédio sexual, crimes contra a dignidade sexual e de todas as formas de violência sexual nos órgãos e entidades abrangidos pela lei; bem como capacitar os agentes públicos para o desenvolvimento e a implementação de ações destinadas à discussão, à prevenção, à orientação e à solução do problema.

Outras medidas

Sobretudo, o governo anunciou medidas de proteção às mulheres em março. Elen então oficializou o envio de um projeto de lei que promove a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função. 

Assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao aceitar que a mulher ganhe menos que o homem no exercício da mesma função, se perpetua uma violência histórica contra as mulheres.

“É importante lembrar que o projeto de lei tem uma palavra que faz a diferença de tudo que já foi escrito sobre o trabalho. E essa mágica palavra é ‘obrigatoriedade’ de pagar o salário igual para homens e mulheres”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

8 minutos ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

1 hora ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

3 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago