Cidades

Nasa encontra asteroide em formato de amendoim

A sonda espacial Lucy, da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, capturou imagens de um asteroide com um formato peculiar, “amendoim deformado”.

As imagens, divulgadas pela Nasa, mostram uma rocha alongada e irregular, que parece ser um binário de contato. Ou seja, resultado da colisão de dois corpos menores, formando um “pescoço” estreito que conecta dois lóbulos, semelhante a duas casquinhas de sorvete aninhadas.

O asteroide, chamado oficialmente de Donaldjohanson, tem cerca de 8 km de comprimento e 3,5 km de largura em seu ponto mais largo. Ele está no cinturão principal entre Marte e Júpiter.

“O asteroide Donaldjohanson tem uma geologia extremamente complexa, disse Hal Levison, pesquisador principal da missão Lucy, em um comunicado. “Estudar suas estruturas em detalhes pode revelar informações cruciais sobre os processos de colisão que formaram os planetas do nosso Sistema Solar”.

Durante o sobrevoo, a uma velocidade de mais de 48.000 km/h e a cerca de 960 km de distância do asteroide, a sonda Lucy capturou imagens a cada dois segundos. Isso ocorreu com a ajuda de um gerador de imagens.

Assim, um timelapse divulgado pela Nasa mostra o asteroide girando lentamente, um movimento aparente causado pela passagem da espaçonave.

Segundo a agência, o asteroide é tão grande que não coube inteiramente no campo de visão inicial da câmera. Como resultado, a Nasa espera receber dados complementares nas próximas semanas para mapear sua forma completa.

Ensaio Geral

Este encontro foi um “ensaio geral” para a missão Lucy. Ele tem como objetivo principal estudar os asteroides troianos próximos a Júpiter, com oito sobrevoos planejados até 2033.

Donaldjohanson, assim como o asteroide Dinkinesh, alvo anterior da sonda, não é um objetivo científico primário, mas serve então, para testar os sistemas da espaçonave e coletar dados valiosos.

Outros instrumentos da Lucy, como o espectrômetro infravermelho L’Ralph e o espectrômetro térmico L’TES, também coletaram dados que serão analisados em breve.

“Essas primeiras imagens de Donaldjohanson demonstram a capacidade da sonda Lucy como um motor de descoberta”, destacou Tom Statler, cientista do programa da missão na sede da Nasa, em Washington. “O potencial para abrir uma nova janela para a história do nosso Sistema Solar é imenso”.

Lançada em 2021, a sonda Lucy foi batizada em homenagem ao fóssil de um ancestral humano de 3,2 milhões de anos descoberto na Etiópia, que, por sua vez, recebeu o nome da música “Lucy in the Sky with Diamonds”, dos Beatles.

Conforme a Nasa, a espaçonave carrega uma placa com letras da banda e mensagens de personalidades, além de um disco de diamantes cultivados em laboratório para um de seus instrumentos.

Fonte: Portal R7

Polyana Girardi

Recent Posts

Vacina contra câncer criada há 20 anos pode mudar o futuro da doença

Imunidade duradoura revela caminho promissor para vacinas contra o câncer

51 minutos ago

Mototaxista é preso com cinco granadas lacrimogêneas em mochila no Cauamé

Homem avistou a polícia e ficou nervoso, levantando suspeitas

1 hora ago

Reajuste de 24% na energia de RR vira alvo de ação na Justiça Federal

Ex-prefeita de Boa Vista afirmou que além de ser injusto, o aumento na conta vai…

2 horas ago

Com obras abandonadas de escolas estaduais no Norte de RR, moradores de comunidade tiveram que construir a própria unidade de ensino

Mesmo com anúncio de investimentos para a Educação pelo Governo de Roraima, alunos no Uiramutã…

2 horas ago

Cinco homens tentam transportar diesel irregularmente e PRF apreende 12 mil litros do combustível em Pacaraima

Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados

12 horas ago

Escola São José inicia ano letivo sem copa, centrais de ar e com banheiro em reforma, diz denúncia

Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado

14 horas ago