Tem novo morador na área! O Bosque dos Papagaios recebeu uma anta macho em um espaço adaptado para ser o seu lar.
O animal teve o seu resgate feito no município do Cantá. A ação coincide com a campanha “Abril Laranja”. O mês dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho, amor e cuidados especiais.
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a anta foi entregue pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Dessa forma, é no Bosque dos Papagaios junto com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que o animal vai receber proteção e todo o cuidado necessário para sua sobrevivência. Além disso, o espaço é verde semelhante ao seu habitat natural.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alexandre Santos, o trabalho de parceria do Bosque com o IBAMA possibilita a reabilitação de animais que são alvo de tráfico, maus tratos e outros que são entregues de forma voluntária. Além disso, após os devidos cuidados, alguns animais conseguem até voltar para a natureza e viver assim, livremente.
“Para receber esse novo animal, que pesa cerca de 250 kg, tivemos que construir no Bosque um novo recinto de 178 m2, bem amplo, mantendo a vegetação nativa para que ele possa se sentir o mais próximo possível do seu habitat natural”, destacou Alexandre.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o Bosque agora possui 37 animais. São trinta e três aves e quatro mamíferos. Sem contar os animais de vida livre que ali habitam. No entanto, todos os bichinhos que chegam lá, passam pelo Ibama recebem cadastro e também avaliação.
No local, existe também uma equipe que acompanha os animais. Foi o que explicou o diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Leandro Silveira.
“Somos uma equipe técnica com um veterinário e três tratadores. Todos os animais do mantenedor recebem tratamento adequado, são analisados periodicamente, vermifugados e recebem alimentação balanceada. Os animais que são de vida livre também recebem cuidados caso apareçam com algum machucado”, disse.
O tratador de animais silvestres do mantenedor, Francisco Ibiapina, trabalha desde 2009 quando o espaço foi criado. Ele afirma que a área verde estimula a vida selvagem dos animais, pois permite que eles estejam rodeados por uma vegetação bem cobert. Tudo muito bem pensado para estimular um ambiente silvestre.
“Todos os animais são acompanhados diariamente, de domingo a domingo, pelos tratadores ou educadores ambientais, mas sempre com algum responsável”, afirma Francisco.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido