Cidades

Novo projeto da Defensoria Pública de Roraima já atendeu mais de 300 mulheres sobreviventes de violência doméstica em 72h

Em dois meses de implementação, o projeto “Capi Mulher – Novos Fluxos, Novos Rumos” da Defensoria Pública de Roraima já atendeu mais de 300 sobreviventes de violência doméstica. Mulheres agora receberão todas as orientações e serviços necessários em um só lugar.

A iniciativa, que busca centralizar o atendimento às vítimas e garantir que ações sejam protocoladas em até 72 horas, funciona na Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, na Casa da Mulher Brasileira e, desse modo, oferece suporte rápido e especializado.

Anteriormente, mulheres atendidas por violência doméstica na Especializada da Mulher precisavam ir para a sede Cível da DPE. No local, elas resolviam as questões de família como guarda dos filhos, divisão de bens, pensão alimentícia, entre outras demandas.

O Sistema Solar (Solução Avançada em Atendimento de Referência) constatou que somente no primeiro semestre deste ano, 192 mulheres não retornavam para o atendimento. O número representa 30% dos atendimentos e, entre os principais motivos da desistência, se destacam a vulnerabilidade psicológica das vítimas e até mesmo dificuldades financeiras.

Conforme a titular da Defensoria Especializada da Mulher, defensora Terezinha Muniz, o projeto ‘Capi Mulher’ garante a celeridade no fluxo de atendimento às vítimas.

“Antes, as mulheres precisavam agendar atendimento Cível, onde o tempo de espera chegava a até 27 dias. Com a CAPI MULHER funcionando no mesmo espaço da Especializada, garantimos que as vítimas recebam atendimento para demandas relacionadas à família no momento seguinte ao jurídico, que lhes é dispensado em razão da violência sofrida. A partir desse atendimento, em prazo máximo de 72 horas, a atendida recebe o número do processo de sua ação de alimentos, entre outras”, disse.

Reduzindo a necessidade de múltiplas visitas, a continuidade do atendimento poderá ocorrer de forma on-line ou presencial, dependendo da preferência da assistida.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta terça (8)

4 horas ago

Funcionário de museu confunde obra de arte contemporânea com lixo e a descarta em lixeira na Holanda

Obra é do artista Alexandre Lavet. Museu classificou o erro como um incidente

5 horas ago

População de São Luiz aprova colocar ‘Anauá’ oficialmente no nome da cidade

TRE fez uma consulta popular na cidade no dia 6 de outubro, dia das eleições.…

6 horas ago

Arthur Henrique fala sobre popularidade e compromisso durante campanha ao ouvir boa-vistenses

Entrevista foi concedida ao jornalista Romano dos Anjos, no programa Rádio Verdade da 93 FM nesta terça-feira…

6 horas ago

Justiça Eleitoral revoga prisão de agente do Detran flagrado com R$ 120 mil em viatura

Juízes definiram aplicação de medidas cautelares. Durante a prisão, PF encontrou o dinheiro dentro de…

8 horas ago

Sesau emite alerta para que municípios de RR aumentem vigilância sobre a coqueluche

Trata-se de uma infecção respiratória altamente contagiosa que afeta principalmente as crianças. Saiba quais são…

9 horas ago