Cidades

Número de mortes violentas em Roraima cresce em 2021, aponta anuário

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de casos de mortes violentas registrados em Roraima em 2021 foi de 232. Comparando com 2020, o número é 5,8% maior.

A pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública utiliza dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Civil. Nessa categoria, o Fórum avalia o número de mortes em casos como latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Estima-se assim que, a taxa no estado é de 35,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Em 2020, essa taxa de mortes era de 33,6 a cada 100 mil habitantes.

Ao contrário de Roraima, os índices de mortes violentas no Brasil caiu 6,5% em relação ao ano anterior, registrando quase 3 mil mortes a menos.

Índice caiu com intervenção federal em 2019

Desde 2011, o ano com o maior índice de mortes violentas em Roraima foi 2018, com o registro de 384 mortes. Contudo, em novembro desse mesmo ano, o Governo Federal enviou a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para o maior presídio de Roraima, o que contribuiu para a redução das mortes dentro e fora da unidade.

Agentes federais assumiram a segurança na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e permaneceram até novembro de 2021. Ou seja, o atual governo trabalhou sob intervenção federal na Pamc durante quase todos os anos de gestão.

Conforme a série histórica do Anuário de Segurança Pública, o ano com o menor índice de mortes violentas foi 2011, com 60 mortes registradas.

Veja a seguir a tabela com os números de casos da região Norte:

Segurança Pública

Na primeira matéria da série, o Roraima em Tempo reproduziu os números do Anuário de Segurança Pública que mostraram Roraima como o pior Estado em registros estatísticos de violência do país.

O anuário avaliou os dados fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou de Defesa Social de todos os estados brasileiros.

Dessa forma, Roraima ficou em 27º lugar na qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais.

O quesito pior avaliado pelo Fórum de Segurança Pública foi, sobretudo, a transparência das informações. Enquanto o Estado de São Paulo pontuou 19,80 e ficou em primeiro lugar, Roraima pontou 2,25.

Procurada, a Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) não explicou os motivos que a levaram a colocar Roraima na última posição no ranking.

A redação também perguntou sobre os investimentos na segurança realizados pelo governo nas áreas como inteligência, estrutura e pessoal. Da mesma forma, o Governo de Roraima não respondeu.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Arthur Henrique lança o ‘Mormacinho’ com programação voltada para crianças

Programação ocorrerá no dia 1º de setembro com apresentações da Galinha Pintadinha, O Show da…

7 horas ago

IFRR abre 35 vagas para curso superior de gestão pública em Bonfim

Inscrições são gratuitas e vão de 8 a 28 de julho

9 horas ago

Mormaço Cultural: Ludmilla e Zeeba também são confirmados como atrações nacionais no evento

Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, anunciou as atrações nacionais ao longo do dia pelas…

10 horas ago

UFRR retoma aulas de graduação e Colégio de Aplicação nessa segunda-feira, 1º, após 67 dias de greve

Juntamente com demais Universidades Federais do país, professores da UFRR aderiram à greve no dia…

10 horas ago

Integrantes do Cabelos de Prata participam do ‘Arraial Mais Saúde e Alegria’ em Boa Vista

Além de momentos com diversão e alegria, idosos receberam atendimento de saúde

11 horas ago

Dólar chega a R$ 5,58 e fecha semestre com alta de 15,15%

A moeda norte-americana está no maior valor desde 10 de janeiro de 2022, quando tinha…

11 horas ago