Cidades

Obrigatoriedade: motos elétricas em circulação devem ter registro e emplacamento

O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (DetranRR) divulgou nesta sexta-feira (1º) um alerta para as mudanças nos registros de ciclomotores. Conforme a Resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o registro das motos elétricas agora é obrigatório.

No caso de ciclomotores e motos elétricas, é necessário que esses veículos de duas ou três rodas, com motor de combustão interna ou elétrico, cilindrada máxima de 50 cm³ (centímetros cúbicos) e potência de 4KW, limitados à velocidade de 50 km/h, sejam registrados e licenciados como os demais veículos. Isso significa que precisam ser emplacados.

Esses veículos que estiverem sem o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), que foram adquiridos até 3 de julho deste ano e que estão circulando sem a placa terão até o dia 31 de dezembro de 2025 para serem regularizados.

Aqueles que adquiriram um ciclomotor elétrico após 3 de julho deste ano, e que já tenha homologação pelo fabricante ou importador junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) já estão sujeitos à obrigatoriedade de emplacamento e posse de CNH na categoria A ou ACC.

Emplacamento

Para emplacar um ciclomotor que já tenha homologação pelo fabricante ou importador junto à Senatran, basta ir ao Detran-RR. O proprietário deve levar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço e nota fiscal do veículo.

De acordo com o Detran-RR, Essa medida visa regulamentar a circulação desses veículos de forma eficiente. E também garantir maior segurança para condutores e demais usuários das vias públicas.

O Detran-RR informou que os órgãos fiscalizadores poderão recolher os veículos que não estiverem devidamente registrados e emplacados.

Os proprietários de ciclomotores devem ficar atentos ao prazo estabelecido para realizar o registro de seus veículos, a fim de evitar possíveis penalidades.

Bicicletas elétricas

No caso das bicicletas elétricas, equipadas com motor elétrico auxiliar e limitadas à potência de 1000W e com velocidade máxima de 32 km/h, não é necessário registro e licenciamento.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

38 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

2 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

5 horas ago