Cidades

Operação Acolhida já interiorizou 84,4 mil migrantes venezuelanos no Brasil

A Operação Acolhida já interiorizou 84.463 migrantes venezuelanos desde o início da operação. Os interiorizados estão distribuídos em 887 municípios do Brasil. Neste ano, cerca de 18 mil pessoas passaram por esse processo. A ação tem como objetivo a realocar os refugiados e migrantes da Venezuela.

Conforme os dados da operação, 89% dos cidadãos do país vizinho viajaram ao Brasil em grupos familiares e o restante chegou à fronteira sozinho.

Os estados do Sul do País foram os que mais receberam refugiados. Para Santa Catarina foram interiorizados 16.140 venezuelanos, o Paraná recebeu 14.640 e o Rio Grande do Sul 12.805. 

As cidades que se destacam por acolher refugiados são Curitiba, com 5.458, Manaus (5.305), São Paulo (4.393), Dourados (MS), com 3.449, e Chapecó (SC), com 3.186.

Dessa forma, a Operação Acolhida é responsável por oferecer assistência emergencial aos refugiados e migrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima. Além disso, organiza a chegada, a regularização migratória, a imunização contra doenças e o apoio na procura por emprego e moradia. 

O Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização, coordenado pelo Ministério da Cidadania faz parte do processo de aprovação da transferência dos migrantes venezuelanos. Ou seja, eles que deslocam os refugiados da cidade de Pacaraima (RR) e de Boa Vista para os outros estados.

Composto por 13 ministérios, o Subcomitê conta com suporte de agências da Organização das Nações Unidas e de mais de 100 entidades da sociedade civil.

Casas de Passagem

As Casas de Passagem também trabalham com a interiorização, operadas pela sociedade civil com o objetivo de receber e apoiar os venezuelanos por alguns dias. Em outras palavras, é por meio delas que o refugiado e migrante tem um ponto de apoio até o embarque de Boa Vista ou Manaus para o seu destino final.

Atualmente, são 13 casas: Caxias do Sul (RS), Conde (PB), Curitiba (PR), São Paulo (SP), duas em Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS), além de três em Belo Horizonte (MG).

De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais de cinco milhões de pessoas passaram pelo processo de interiorização em busca de melhores condições de vida nos últimos anos. O Brasil é um dos cinco destinos mais procurados pelos cidadãos do país vizinho. 

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

5 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

7 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

8 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

9 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

9 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

11 horas ago