Cidades

Órfã de 6 anos conquista Certidão de Nascimento com ajuda de irmã mais velha e apoio da Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPERR), por meio da Defensoria Itinerante, garantiu a Certidão de Nascimento de Ana Letícia, de 6 anos, que vivia em situação de vulnerabilidade social após o falecimento dos pais e a guarda dos irmãos ser assumida pela irmã mais velha, Ygilane Ferreira, de 19 anos.

A ação também garantiu a segunda via da certidão de nascimento dos outros irmãos. Além disso, abriu portas para o acesso a direitos básicos como educação, saúde e benefícios sociais.

Ygilane, que assumiu a responsabilidade pelos irmãos após a tragédia familiar, procurou a Defensoria Pública em uma ação itinerante no bairro Pérola. Ela então buscava apoio para regularizar a situação documental da criança.

“Meus irmãos foram a única coisa que ficou para mim dos meus pais. Quando tive que assumir a guarda deles, precisei aprender a ser uma responsável. Eles são meu maior apoio, e fazem eu querer melhorar todos os dias. A Defensoria foi fundamental nesse momento tão difícil. Eles me ajudaram a registrar a Ana Letícia, que não tinha nenhum documento”, relata Ygilane.

Dificuldades

A jovem conta que enfrentou muitas dificuldades com a falta da documentação da irmã mais nova, o que até então a impedia de ter acesso a direitos básicos como educação e saúde.

“Isso vai fazer toda a diferença na vida deles, pois agora poderão ter acesso à escola, saúde e outros benefícios. Agora com o Registro Civil, vai dar tudo certo, bota-la em uma escola, em programas sociais e ir atrás de um futuro melhor. A única coisa que posso proporcionar para eles são os estudos”, disse ela.

A assessora jurídica da Defensoria Itinerante, Gabrielle Teixeira, que acompanhou o caso, destacou a importância da atuação da Defensoria Pública em garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, e do Cartório do 1º Ofício Loureiro, que ajudou de forma administrativa. Ela destacou  também a importante parceria da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) na obtenção da cópia da Declaração de Nascido Vivo (DNV) da criança.

“Ao ouvir a história da Ygilane, percebemos a necessidade urgente de regularizar aquela situação documental. Realizamos buscas com a ajuda dos nossos parceiros e conseguimos garantir o registro civil nesta quarta-feira. Essa ação representa um passo importante para a garantia dos direitos dessa família e abre portas para um futuro melhor”, explica Gabrielle.

A Defensoria Pública do Estado de Roraima atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em diversas situações de vulnerabilidade social.

Desse modo, através de ações como essa, a DPE-RR garante o acesso à justiça e à proteção integral de crianças e adolescentes, assegurando seus direitos fundamentais e promovendo a construção de um futuro mais justo e digno.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

6 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

8 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

9 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

10 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

11 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

12 horas ago