Cidades

Orla Taumanan reabre e ganha passarela que a interliga ao Parque do Rio Branco

A Orla Taumanan reabriu na noite de ontem (22) após passar por reforma. A Prefeitura de Boa Vista também inaugurou a passarela que liga o espaço com o Parque do Rio Branco.

A passarela é a continuação do Parque, entregue em 2020 pela ex-prefeita Teresa Surita (MDB). Com 70 metros de comprimento e 10 metros de largura, ela tem jardineiras, bancos e sombreiros para observar o rio.

“Reestruturamos toda a parte de suporte da Orla, que é um local que já fazia parte da vida das pessoas. Elas agora vão ter acesso ao Parque com uma passarela que fica por cima do rio”, disse o prefeito Arthur Henrique (MDB).

A Orla é um espaço feito em plataformas, que contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para caminhada e descanso.

Todo o espaço foi modernizado: os quiosques têm uma cobertura metálica, os sistemas elétrico e hidrossanitário foram trocados, assim como o revestimento e o forro de gesso.

Orla ganhou passarela que interliga ao Parque do Rio Branco

A Orla está totalmente iluminada por lâmpadas LED, o que garante maior sensação de segurança aos visitantes. Também há um posto da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Eu nasci e me criei aqui, vi toda a mudança e a considero gratificante para todos nós que somos roraimenses. Senti que o local está mais seguro e bonito”, diz a assistente de aluno Valdirene Gomes.

Taumanan vem da língua Macuxi, que significa “paz”. Os nomes das duas plataformas do local têm origem indígena: a superior se chama Meiremê, que significa “arco-íris”, enquanto a inferior se chama Weikepá ou “nascer do sol”.

A reabertura da Orla vai garantir um espaço para horários de lazer, o happy hour, com direito a uma vista para o Rio Branco e um pôr do sol no fim das tardes.

Revitalização da Orla

Inaugurada em 2004, a Orla recebeu reforma nas fundações da estrutura. A prefeitura fez execução de blocos de coroamento, estacas raiz, bem como o reforço dos pilares existentes.

Mas todas as vigas e lajes também receberam uma nova pintura. Já as fissuras e trincas passaram por recuperação, assim como todas as principais vigas e instalação de outras para reforçar as lajes.

Um atracadouro flutuante está em construção para manter barcos amarrados entre a Orla Taumanan e o Parque do Rio Branco. O deck vai ter uma estrutura que mistura metal e madeira.

Fonte: Da Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

5 minutos ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

30 minutos ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

51 minutos ago

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

3 horas ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

4 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

6 horas ago