Cidades

Patrimônio cultural de Boa Vista: começa produção da ‘Maior Paçoca do Mundo’

A Prefeitura de Boa Vista mostrou na manhã desta quinta-feira (22), o preparo da ‘Maior Paçoca do Mundo’, um dos destaques do Boa Vista Junina. Na última edição a produção alcançou a marca 1 tonelada e 131,5 kg e a meta para 2023 é bater o recorde novamente.

O prato típico da região Norte tem sua preparação feita a partir dos seguintes ingredientes: farinha, carne seca, cebola e óleo vegetal. Ao juntar esses alimentos, uma comida com o gosto e a cultura roraimense nasce.

De acordo com a chefe de cozinha, Natália Soares, a paçoca vai contar com uma quantidade de 500 kg de farinha, 800 kg de carne seca, 88 kg de cebola e 30 litros de óleo vegetal. A equipe responsável pela produção têm cerca de 10 pessoas. Eles trituram e fritam a carne, cortam a cebola e no final misturam com a farinha na panela.

Amor também é tempero

Para a cozinheira, Marileide Pereira, que está na linha de frente da produção, o sentimento é de gratidão por fazer a Maior Paçoca do Mundo.

“Eu gosto muito de cozinhar, sou uma cozinheira de mão cheia. Fui convidada para fazer parte dessa equipe, para eu fazer a preparação dessa paçoca. Estou desde as quatro horas da manhã aqui, cortando a carne. É muito trabalho, mas para mim é muito gratificante. Eu amo cozinhar e para mim foi uma grande satisfação”, disse Marileide.

Cozinheira Marileide Pereira finalizando a paçoca – Foto: Ian Vitor Freitas

Estrutura para distibuir a paçoca

A paçoca será distruibuída neste sabádo – Foto: Ian Vitor Freitas

Conforme Dyego Monnzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), a ‘Maior Paçoca do Mundo’, faz parte das atrações do Boa Vista Junina. Ele destaca que uma equipe com mais de 100 pessoas estará ajudando em toda a logística de entrega.

“A ‘maior paçoca do mundo’ é muito esperada dentro do Boa Vista Junina. Ela é uma atração do Boa Vista Junina. Então, a Prefeitura tem se preparado para entregar esse produto com qualidade. Só para operação da paçoca a gente tem aí envolvidos mais de 100 profissionais entre cozinheiras, pessoas que vão embalar e distribuir”, relatou.

Do mesmo modo, a superintendente Alda Amorim, convidou toda a população para prestigiar e comer a paçoca, além de visitar a novidade do arraial, a Casa da Farinha. No local, tem imagens das edições anteriores, assim como um cenário que relembra a produção do prato.

“A gente convida todos para visitar a tenda da Maior Paçoca do Mundo. Montamos uma casa de farinha com forno a lenha, montamos também um memorial de fotos que traz imagens desde 2015, quando nós tivemos a primeira edição. A pesagem e distribuição da paçoca vai acontecer no sábado, na praça Fábio Marques Paracat”, finalizou.

‘Maior Paçoca do Mundo’ e a damorida são patrimônios culturais

Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Boa Vista o Projeto de Lei (PL) que declarou a “Maior Paçoca do Mundo” e a damorida como patrimônios culturais e imateriais do município.

Dessa forma, o responsável pelo PL foi o vereador Bruno Perez (MDB), que destacou que a lei vai valorizar mais a cultura de Roraima.

“Fiquei feliz, isso mostra que temos pratos que são o orgulho do povo e que podem ser mais valorizados pelos cozinheiros, chefs, merendeiras, garçons. Além da história e cultura, nós temos orgulho do que é nosso. Eu como ‘roraimado’, é uma pequena contribuição para a valorização do nosso povo […]” disse.

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

8 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

10 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

11 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

12 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

12 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

14 horas ago