Cidades

Patrulha Maria da Penha cumpre mais de 40 medidas protetivas por semana

A Patrulha Maria da Penha é um grupo especializado em fiscalização de medidas protetivas. E assim, ajuda mulheres resguardando suas vidas sobre a violência doméstica e psicológica.

O Projeto, que atua por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), atendeu 1.225 mulheres em 2022. Desse modo, efetuou mais de 20 prisões de agressores. A sede está localizada no terminal Buritis no bairro Caimbé.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, em média, a patrulha recebe 40 medidas protetivas semanalmente por meio de um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

“Nosso trabalho é fiscalizar essas medidas com visitas à vítima de agressão doméstica, orientando e ajudando a resguardar sua vida. E se necessário, estender as visitas”, explicou Jessyka Pereira, que compõe a Patrulha Maria da Penha.

Número exclusivo

A princípio, cada mulher assistida pelo projeto recebe um número exclusivo, onde pode enviar áudios, vídeos, mensagens em “print” e até ligações de socorro.

Então, a equipe se mobiliza e vai de imediato ao local, podendo ainda ajudar o Tribunal de Justiça a identificar se precisam continuar com as fiscalizações por um tempo maior.

“Esse trabalho acontece desde 2015. Quando chegamos na casa da vítima, nossa equipe já estudou todo o caso e relatos de violência. Não relembramos os casos por conta do trauma de muitas. Deixamos elas seguras do nosso trabalho de proteção e como funcionam as medidas protetivas”, reforçou Jessyka.

I.L.F, 42 anos, foi uma das vítimas de agressão assistidas pela patrulha. Conforme ela, a patrulha trouxe mudanças em sua vida após buscar ajuda.

“Foram 14 anos casada. E nos últimos cinco anos se iniciaram as agressões físicas, verbais e psicológicas. Há cerca de três meses busquei ajuda e agora sou assistida pela patrulha. Hoje consigo dormir em paz com os meus filhos”, disse.

Denúncia para a Patrulha Maria da Penha

De acordo com a Prefeitura, as mulheres que pretendem denunciar pela primeira vez, devem procurar a delegacia mais próxima ou ligar para a GCM no 4009-9355.

Logo após a análise do caso, é determinação da medida protetiva por meio da justiça e a vítima passará a receber assistência da Patrulha Maria da Penha.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

12 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

14 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

15 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

15 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

16 horas ago