Patrulha Maria da Penha foi criado em 2015 - Divulgação/PMBV
Entre janeiro e maio deste ano, a Patrulha Maria da Penha fez 475 atendimentos a vítimas de violência doméstica na capital roraimense. Os dados são da Prefeitura de Boa Vista.
A maior incidência dos casos está em endereços localizados na zona Oeste. Ou seja, nos bairros: Ayrton Rocha, Raiar do Sol, Nova Cidade, Bela Vista, São Bento e Cidade Satélite, além do 13 de Setembro, que fica na zona Sul da cidade..
De acordo com a Prefeitura, as rondas do programa acontecem diariamente. A iniciativa disponibiliza um número de telefone exclusivo 24 horas para qualquer eventual necessidade.
O acompanhamento não tem duração definida e o ciclo só se encerra quando não mais necessário, seja pela declaração expressa da vítima ou pela constatação da Patrulha Maria da Penha, segundo as circunstâncias do caso.
Criado no ano de 2016, o programa é um parceria entre a Prefeitura de Boa Vista com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
“Nossa equipe está sempre atenta até mesmo para identificar a vulnerabilidade dessa vítima. Se ela está precisando de acompanhamento psicológico, tudo é reportado a rede de proteção, que toma toda as medidas necessárias”, afirmou a guarda civil municipal Gisele França.
Conforme o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve aumento de 47% no número de casos de violência doméstica em Roraima, passando de 482 em 2019 para 709 em 2020.
O levantamento apontou ainda aumento de 50% nos casos de feminicído. Foram nove mortes contra seis em 2019. O número representa 56% de todos os homicídios cometidos contra mulheres no estado, 16 no total.
O Anuário contabilizou ainda um acréscimo de 53% no número de casos de assédio em Roraima. Ao todo, foram 69 casos em 2020, contra 45 em 2019.
De acordo com o documento, assédio é todo tipo de comportamento de caráter sexual, não solicitado pela vítima, com o objetivo de constranger ou criar um ambiente hostil.
Fonte: Da Redação
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…