Cidades

Patrulha Maria da Penha fez mais de 400 atendimentos em Boa Vista

Entre janeiro e maio deste ano, a Patrulha Maria da Penha fez 475 atendimentos a vítimas de violência doméstica na capital roraimense. Os dados são da Prefeitura de Boa Vista.

A maior incidência dos casos está em endereços localizados na zona Oeste. Ou seja, nos bairros: Ayrton Rocha, Raiar do Sol, Nova Cidade, Bela Vista, São Bento e Cidade Satélite, além do 13 de Setembro, que fica na zona Sul da cidade..

De acordo com a Prefeitura, as rondas do programa acontecem diariamente. A iniciativa disponibiliza um número de telefone exclusivo 24 horas para qualquer eventual necessidade.

O acompanhamento não tem duração definida e o ciclo só se encerra quando não mais necessário, seja pela declaração expressa da vítima ou pela constatação da Patrulha Maria da Penha, segundo as circunstâncias do caso.

Criado no ano de 2016, o programa é um parceria entre a Prefeitura de Boa Vista com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

“Nossa equipe está sempre atenta até mesmo para identificar a vulnerabilidade dessa vítima. Se ela está precisando de acompanhamento psicológico, tudo é reportado a rede de proteção, que toma toda as medidas necessárias”, afirmou a guarda civil municipal Gisele França.

Aumento nos Casos

Conforme o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve aumento de 47% no número de casos de violência doméstica em Roraima, passando de 482 em 2019 para 709 em 2020.

O levantamento apontou ainda aumento de 50% nos casos de feminicído. Foram nove mortes contra seis em 2019. O número representa 56% de todos os homicídios cometidos contra mulheres no estado, 16 no total.

Assédio

O Anuário contabilizou ainda um acréscimo de 53% no número de casos de assédio em Roraima. Ao todo, foram 69 casos em 2020, contra 45 em 2019.

De acordo com o documento, assédio é todo tipo de comportamento de caráter sexual, não solicitado pela vítima, com o objetivo de constranger ou criar um ambiente hostil.

Fonte: Da Redação

Minervaldo Lopes

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

24 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

2 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

4 horas ago