Gráfico de trânsparência dos estados - Foto: Reprodução/CLP
Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Centro de Liderança Pública aponta Roraima como o estado com a pior transparência pública do país. As informações são baseadas em dados da Controladoria Geral da União (CGU). O órgão do Governo Federal é responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção.
O gráfico apresenta a Escala Brasil Transparente (EBT), Avaliação 360º, inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU.
Houve uma mudança na EBT para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). A pesquisa utiliza alguns aspectos para avaliação, como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outros.
De acordo com os dados, os estados com as melhores colocações são: Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais. Todos possuem a mesma pontuação. Por outro lado, entre os piores estão Roraima, em último, acompanhado do Pará e Acre.
Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.
Fonte: Centro de Liderança Pública (CLP)
Núcleo de Creches Senador Hélio Campos da Prefeitura de Boa Vista, se transformou em um…
Homem aproveitou que tinha acesso às residências para cometer os abusos. Vítimas têm entre 7…
Visita de Yuicho Miyagawa, tem o objetivo de conhecer as iniciativas voltadas à cultura japonesa
Suspeito já possui passagens na polícia por tráfico de drogas, no ano de 2019
Prefeitura da capital manterá os serviços essenciais em funcionamento durante o feriado prolongado, que une…
Com apoio da AME-BV, Socorro Guimarães trilhou um caminho de superação, talento e muita paixão…