Gráfico de trânsparência dos estados - Foto: Reprodução/CLP
Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Centro de Liderança Pública aponta Roraima como o estado com a pior transparência pública do país. As informações são baseadas em dados da Controladoria Geral da União (CGU). O órgão do Governo Federal é responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção.
O gráfico apresenta a Escala Brasil Transparente (EBT), Avaliação 360º, inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU.
Houve uma mudança na EBT para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). A pesquisa utiliza alguns aspectos para avaliação, como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outros.
De acordo com os dados, os estados com as melhores colocações são: Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais. Todos possuem a mesma pontuação. Por outro lado, entre os piores estão Roraima, em último, acompanhado do Pará e Acre.
Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.
Fonte: Centro de Liderança Pública (CLP)
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos