A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lança, na próxima semana, uma pesquisa sobre o perfil socioeconômico de indígenas venezuelanos refugiados em Boa Vista e Manaus, no Amazonas. O estudo ocorreu em parceria com a Associação de Voluntários para o Serviços Internacional (AVSI Brasil) e o Instituto Pólis Pesquisa.
O evento de lançamento da pesquisa acontece na próxima quinta-feira (9), das 9h às 12h, no Auditório do Ministério Público do Trabalho, em Manaus. O momento contará com a presença de autoridades do Ministério Público do Trabalho e do Ministério dos Povos Indígenas. Além disso, na parte da tarde, o ACNUR realizará oficinas sobre inclusão socioeconômica de pessoas indígenas refugiadas.
O objetivo do diagnóstico é apoiar a promoção da autonomia, assim como a inclusão local de refugiados indígenas, levando em conta as especificidades socioculturais na construção de iniciativas e políticas públicas.
A pesquisa mostra que as pessoas indígenas refugiadas e migrantes da Venezuela chegaram ao Brasil com uma bagagem prática considerável. Isso porque muitas delas já trabalhavam em atividades de geração de renda equivalentes àquelas praticadas nas cidades de acolhida.
Uma das revelações do estudo é sobre a diversidade de perfis de indígenas refugiados e migrantes oriundos da Venezuela. Eles são indivíduos provenientes tanto de cenários rurais quanto urbanos, tem diferentes níveis de educação, experiências profissionais e preferências de setores de atuação, bem como diversos graus de proficiência nas línguas espanhola e portuguesa.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido