No processo de revisão do Plano Diretor, a ‘Capital da Primeira Infância”, Boa Vista não poderia deixar de ouvir os pequenos no processo. Ele é instrumento para planejar o desenvolvimento da cidade.
Por isso, até o dia 21 de agosto, crianças de quatro a seis anos de nove escolas da rede municipal terão a oportunidade de expressar como entendem a cidade e qual “Boa Vista” desejam para o futuro. O primeiro encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18.
Os alunos de uma das turmas do 2º Período da Escola Municipal Arco-Íris, no Caçari, foram ouvidos pela professora Paula Tamara Melo. Ela recebeu treinamento e orientações para facilitar a escuta das crianças.
A aluna Allana Corrêa, de cinco anos por exemplo, falou que ama andar nas praças, parques e especialmente no Bosque dos Papagaios. “Gosto muito de ver os animais e passear pelo bosque com a minha família”, disse a estudante, ao destacar o que também não gosta de ver. “Não gosto de ver as pessoas jogando lixo na rua. A gente tem que jogar lixo na lixeira e não no chão”, observou.
Assim, em um dos momentos da dinâmica, as crianças viram fotos de casas e apartamentos e a professora perguntou sobre que tipo de moradia preferem. Para a pequena Catarina Sartor, o lugar ideal para ser criança é uma casa. “Gosto de brincar e correr no quintal, mas também acho que deve ser legal morar em apartamento, pois tem parquinhos por perto”, disse.
Dessa forma, o arquiteto e urbanista da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e membro do comitê gestor do Plano Diretor, Paulo Ricardo Freitas, explicou que essa escuta é bem didática, com uma linguagem e metodologia voltadas para esse público.
“Apresentamos fotos de diversos pontos da cidade, onde as crianças puderam identificar equipamentos públicos como praças e parques, serviços como o transporte público, coleta de lixo, limpeza e varrição de ruas. Em seguida, elas representam por meio de desenhos e da fala o que gostam e o que não gostam da nossa cidade, a percepção delas sobre o meio em que vivem, no caminho da escola para casa e de casa para a escola”, detalhou.
Além das crianças, nesta etapa de escuta, a Prefeitura ouviu os pais e responsáveis. Eles foram convocados pelas escolas para reuniões na última quarta-feira, (16). Como resultado, houve a oportunidade de opinar e participar do planejamento da cidade para os próximos dez anos.
Por fim, as escolas selecionadas foram distribuídas em oito regiões da cidade, de forma a contemplar o maior número de amostras possível, para perceber como Boa Vista está distribuída e como são as percepções em diversos espaços e localidades da capital. São elas:
Fonte: Da Redação
Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro
As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…
Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)
Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade
Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…
Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…