No processo de revisão do Plano Diretor, a ‘Capital da Primeira Infância”, Boa Vista não poderia deixar de ouvir os pequenos no processo. Ele é instrumento para planejar o desenvolvimento da cidade.
Por isso, até o dia 21 de agosto, crianças de quatro a seis anos de nove escolas da rede municipal terão a oportunidade de expressar como entendem a cidade e qual “Boa Vista” desejam para o futuro. O primeiro encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18.
Os alunos de uma das turmas do 2º Período da Escola Municipal Arco-Íris, no Caçari, foram ouvidos pela professora Paula Tamara Melo. Ela recebeu treinamento e orientações para facilitar a escuta das crianças.
A aluna Allana Corrêa, de cinco anos por exemplo, falou que ama andar nas praças, parques e especialmente no Bosque dos Papagaios. “Gosto muito de ver os animais e passear pelo bosque com a minha família”, disse a estudante, ao destacar o que também não gosta de ver. “Não gosto de ver as pessoas jogando lixo na rua. A gente tem que jogar lixo na lixeira e não no chão”, observou.
Assim, em um dos momentos da dinâmica, as crianças viram fotos de casas e apartamentos e a professora perguntou sobre que tipo de moradia preferem. Para a pequena Catarina Sartor, o lugar ideal para ser criança é uma casa. “Gosto de brincar e correr no quintal, mas também acho que deve ser legal morar em apartamento, pois tem parquinhos por perto”, disse.
Dessa forma, o arquiteto e urbanista da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e membro do comitê gestor do Plano Diretor, Paulo Ricardo Freitas, explicou que essa escuta é bem didática, com uma linguagem e metodologia voltadas para esse público.
“Apresentamos fotos de diversos pontos da cidade, onde as crianças puderam identificar equipamentos públicos como praças e parques, serviços como o transporte público, coleta de lixo, limpeza e varrição de ruas. Em seguida, elas representam por meio de desenhos e da fala o que gostam e o que não gostam da nossa cidade, a percepção delas sobre o meio em que vivem, no caminho da escola para casa e de casa para a escola”, detalhou.
Além das crianças, nesta etapa de escuta, a Prefeitura ouviu os pais e responsáveis. Eles foram convocados pelas escolas para reuniões na última quarta-feira, (16). Como resultado, houve a oportunidade de opinar e participar do planejamento da cidade para os próximos dez anos.
Por fim, as escolas selecionadas foram distribuídas em oito regiões da cidade, de forma a contemplar o maior número de amostras possível, para perceber como Boa Vista está distribuída e como são as percepções em diversos espaços e localidades da capital. São elas:
Fonte: Da Redação
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