Foto: Ascom/PCRR
A Polícia Civil de Roraima (PCRR), em parceria com o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), realizou a entrega de cerca de 760 carteiras de Identidade Nacional em comunidades indígenas neste sábado, 24. As comunidades contempladas pela a ação foram Malacacheta, Canauani e Tabalascada, localizadas no município do Cantá. O objetivo portanto, é facilitar o acesso à documentação oficial para a população indígena.
A entrega contou com a presença da secretária dos Povos Indígenas, Síria Mota, do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Luciano Silvestre, e do diretor do IIOC, Hênio Stanio Andrade.
“Essas comunidades são distantes da capital e demora muito ao cidadão o deslocamento até Boa Vista para emissão do documento. Então, o Governo do Estado nos delegou essa missão. Junto com a direção da Polícia Civil, estamos fazendo o planejamento estratégico para atender a todos a médio prazo”, destacou Andrade.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Luciano Silvestre, ressaltou durante a entrega das carteiras de identidade, o papel social da instituição, reforçando o compromisso com o atendimento à população.
“Agradecemos a parceria entre a Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, e principalmente aos tuxauas das comunidades indígenas. Eles que estão sendo parceiros ao nos permitir entrar nas comunidades para emitir os documentos. O trabalho da Polícia Civil não é apenas prender, mas também é social. Vai até a comunidade e ajuda a população, especialmente os povos indígenas”, frisou.
O tuxaua da comunidade Malacacheta, José Ailton de Souza, avaliou a ação como positiva. O difícil acesso entre a comunidade e a capital, desencoraja membros da comunidade a emitir seus documentos oficiais.
“Para nós é de grande importância, pois é difícil as pessoas se deslocarem daqui até a sede de Boa Vista para ter esse atendimento. Com essa parceria, o atendimento é facilitado dentro da comunidade. Estamos otimistas, já solicitei o pedido para ter mais emissões de carteira, porque somos uma população de 1400 pessoas na comunidade”, afirmou o tuxaua.
Fonte: Da Redação
Ação das Forças Armadas na Operação Legionário contra estrutura do garimpo ilegal na Terra Indígena…
O concurso público é para o cargo de procurador legislativo da Câmara Municipal de Boa…
Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas
Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…