Cidades

Policiais penais devem ser convocados até o final de novembro

Os novos policiais penais aprovados em concurso do governo devem ser nomeados até o fim de novembro. A informação foi divulgada hoje (2) pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Os candidatos concluíram o curso de formação há cerca de três meses. No entanto, o governo ainda não efetuou a nomeação deles.

Os novos servidores devem substituir os agentes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), que atuam em Roraima desde o final de 2018.

Aprovados cobram nomeação

No início de outubro, os concursados cobraram a nomeação. À época, a Sejuc informou que estava finalizando os procedimentos administrativos para definir a data de posse dos aprovados.

No fim do mesmo mês, durante visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao estado, os concursados realizaram uma manifestação na igreja Assembleia de Deus. No local, ocorria um culto com a participação do presidente e do governador Antonio Denarium (PP).

De acordo com os policiais aprovados, muitos deles passam por necessidades financeiras. Isso porque tiveram de sair do emprego para concluir o curso de formação exigido no certame.

Por conta disso, o grupo organiza “vaquinhas” e doação de cestas básicas para ajudar os colegas.

“Um deles vendeu o carro e veio para cá porque o secretário sempre dizia nas redes sociais que a contratação seria imediata. Ele entrou em contato com a gente porque já estava no limite. Já não tinha o que comer e a dona do apartamento deu um prazo para ele pagar, caso contrário ele seria despejado”, relatou uma das aprovadas que integra a comissão“, disse um dos organizadores da comissão.

Saída da FTIP

No dia 28 de outubro, o Ministério da Justiça (MJ) anunciou a retirada da FTIP de Roraima.

De acordo com a portaria, o prazo para a desmobilização da força-tarefa é de 30 dias. Ou seja, deve ocorrer entre 1º e 30 de novembro.

Conforme o governo, “os policiais penais vão substituir os agentes da FTIP na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo [Pamc] e vão ampliar o número de servidores nas demais unidades prisionais”.

Intervenção na Pamc

A FTIP atua na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) desde 2018, quando a então governadora Suely Campos (PP) pediu a intervenção.

Naquele ano, Roraima tinha apenas 276 agentes penitenciários, e a proposta do governo de Roraima era ofertar 700 vagas no concurso.

Com a intervenção, os índices de fugas, assim como os massacres diminuíram consideravelmente na penitenciária. Antes disso, ocorreram duas cachinas e as fugas de reeducandos eram constantes. Por fim, a FTIP sai da Pamc após quase três anos de atuação.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

7 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

11 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

11 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

14 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

14 horas ago