Cidades

Política Nacional de Cibersegurança já está vigorando no Brasil

Já está em vigor a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), que tem como finalidade orientar a atividade de segurança cibernética no país.

O decreto, publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (26), institui também o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber). O grupo ficará responsável por propor atualizações tanto para o PNCiber como para seus instrumentos. No caso, a Estratégia Nacional (e-Ciber) e o Plano Nacional de Cibersegurança (p-Ciber).

Caberá também ao comitê sugerir estratégias de colaboração para cooperações técnicas internacionais na área de crimes cibernéticos. A secretaria-executiva do CNCiber exercerá o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

A composição do CNCiber será formada basicamente por representantes do governo, da sociedade civil, assim como de instituições científicas e de entidades do setor empresarial. O grupo se reunirá trimestralmente.

Objetivos

Entre os princípios e objetivos detalhados pelo decreto presidencial para o PNCiber está o desenvolvimento de mecanismos de regulação, fiscalização e controle para aprimorar a segurança e a resiliência cibernéticas nacionais. E a promoção ao desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias de caráter nacional, destinados à cibersegurança.

É também objetivo da política garantir a confidencialidade, a integridade, a autenticidade e a disponibilidade das soluções e dos dados utilizados para o processamento, o armazenamento e a transmissão eletrônica ou digital de informações; bem como fortalecer a atuação diligente no ciberespaço, especialmente das crianças, dos adolescentes e dos idosos, e desenvolver a educação e a capacitação técnico-profissional em segurança cibernética na sociedade.

Outros objetivos previstos são o de fomentar as atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, relacionadas à área. E o de incrementar a atuação coordenada e o intercâmbio de informações de segurança cibernética entre os Três Poderes, bem como entre entes da federação, setor privado e sociedade.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Suspeito de ameaçar com faca e estuprar mulher em terreno baldio no bairro dos Estados é preso

A investigação apontou que o homem, 22 anos, é morador de rua

3 horas ago

Clínica Renal de Roraima reduzirá atendimentos por atraso de pagamentos da Sesau

Com dívida de aproximadamente R$ 10 milhões, empresa reduzirá atendimentos a partir desta semana

4 horas ago

Nova Carteira de Identidade alcança 45 milhões de pessoas

Documento substitui o antigo RG e conta com QRCode de segurança que aumenta a precisão…

6 horas ago

Ministério Público prorroga fiscalização em escola estadual de São Luiz do Anauá

Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, passou mais de 10 anos sem receber nenhum tipo de…

7 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Primeiro lote de pagamento sairá dia 16 de fevereiro: R$ 2,5 bilhões

8 horas ago

Abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos em Boa Vista

A modalidade, oferecida em 12 escolas da rede, é destinada a pessoas que não concluíram…

9 horas ago