A População de Boa Vista, deve estar atenta para os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti o causador da dengue. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela prefeitura da capital dos 8.198 imóveis, 683 foram positivos para larvas de Aedes aegypti.
Do mesmo modo, conforme o levantamento feito pela Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de junho. O Índice de Infestação Predial (IIP) no município foi 8,3%, considerado como alto risco para transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya, no entanto, essa é uma realidade também de outras capitais devido o período chuvoso.
A coordenadora do núcleo de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores, Priscila Azarak, explicou então que quanto maior o percentual de infestação, maior probabilidade de transmissão.
“Pedimos que a população colabore e junte forças nessa luta contra o mosquito.”
Em contrapartida, das 683 amostras positivas para larvas de Aedes aegypti, 92,8% correspondem a residências, comércios e outros e 7,2% em terrenos baldios.
“No período seco, o índice é baixo, entre os meses de março e abril, por exemplo, porém esse ano, no mês de março tivemos alta, por conta das chuvas atípicas e agora em junho continua o período chuvoso, tempo propício para a proliferação” explicou Priscila.
Em relação aos tipos de criadouros das larvas de Aedes encontrados nos imóveis, o mais predominante continua sendo o lixo doméstico.
Na capital, até o dia 30 de junho,os dados apontam assim, 267 casos de Dengue. Assim, 8 confirmados, 194 estão descartados e 65 permanecem em investigação. Já de chikungunya, 44 notificados, 8 confirmados, 33 descartados e 3 estão em investigação.
Por fim, os registros para os casos de zika, apontam ainda que 13 notificados, 1 confirmado, 11 descartados e apenas 1 em investigação.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…