Para agendar a emissão do RG ou a 2ª via do documento, o cidadão pode acessar o site da Polícia Civil de Roraima para marcar dia e horário para atendimento em Boa Vista e no interior. No entanto, várias pessoas tem relatado dificuldades com o agendamento e reclamam de ter que enfrentar filas e outras burocracias.
É o caso de um homem que buscou o serviço de agendamento on-line para emitir a 2ª via do RG da filha. Ele conta que conseguiu fazer a solicitação e pagar uma taxa, mas, na hora de marcar o dia e horário de atendimento, o site apresentou erros.
“Para você solicitar e fazer o pagamento é tranquilo, vai bem direitinho até a fase de pagamento. Quando chega para você fazer o agendamento, aí aparece erro de todo jeito, ficam solicitando dados que você já deu. Ou seja, parece que ficam impedindo que você consiga fazer [o agendamento] no site”, disse.
Como única alternativa, ele decidiu procurar o Instituto de Identificação Odílio Cruz, no bairro Liberdade. No local, o homem disse que foi orientado a ir até um estabelecimento na rua ao lado. Lá, ele afirma que lhe foi cobrado R$ 10,00 para fazer o agendamento.
“Quando você chega no Instituto, o pessoal que fica aqui já indica uma casa que tem aqui na rua ao lado e você tem que fazer o credenciamento lá. A pessoa que trabalha lá cobra dez reais para fazer. É uma fila gigantesca. Ou seja, a pessoa vai fazer a solicitação, vai tentar fazer o seu RG ou a segunda via, além de pegar a fila do Instituto, tem que pegar uma outra fila para pagar uma pessoa para fazer o agendamento. E essa pessoa que faz o credenciamento nessa casa aqui ao lado, o site dela é uma beleza, roda ligeirinho. Em um instante consegue fazer o credenciamento, marca um horário bem rápido. É uma coisa impressionante”, detalhou o homem.
Em nota, a Polícia Civil de Roraima disse que o agendamento para a emissão da Carteira Nacional de Identidade ocorre realizado exclusivamente no site oficial da PCRR. Devido a oscilações ocasionadas por uma falha na fibra óptica, que está sendo reparada, algumas pessoas podem encontrar dificuldades para acessar o sistema online.
A corporação informou ainda que garantir que o atendimento à população não seja prejudicado, o Instituto de Identificação Odílio Cruz está realizando o agendamento de forma presencial para aqueles que não conseguirem acessar o site. As pessoas interessadas podem se dirigir ao instituto para realizar o agendamento sem qualquer custo.
Além disso, a Polícia Civil reiterou que não é cobrada nenhuma taxa pelo agendamento, e qualquer cobrança realizada não está associada à instituição.
Esclareceu ainda que, nas proximidades da Casa Amarela, no bairro Senador Hélio Campos, onde há um posto do Instituto de Identificação, uma lan house oferece o serviço de agendamento, cobrando R$ 10,00. No entanto, esta prática não tem qualquer vínculo com a Polícia Civil.
Por fim, a corporação reforçou que o agendamento é um serviço gratuito e a Polícia Civil não autoriza terceiros a realizar cobranças em seu nome.
Fonte: Da Redação
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…
Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…
Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas
Cerimônia marca a conclusão do chamamento dos 150 aprovados no concurso de 2023
Ação municipal será no Cras Silvio Leite, localizado na rua Marieta de Mello Marques, no…