Para agendar a emissão do RG ou a 2ª via do documento, o cidadão pode acessar o site da Polícia Civil de Roraima para marcar dia e horário para atendimento em Boa Vista e no interior. No entanto, várias pessoas tem relatado dificuldades com o agendamento e reclamam de ter que enfrentar filas e outras burocracias.
É o caso de um homem que buscou o serviço de agendamento on-line para emitir a 2ª via do RG da filha. Ele conta que conseguiu fazer a solicitação e pagar uma taxa, mas, na hora de marcar o dia e horário de atendimento, o site apresentou erros.
“Para você solicitar e fazer o pagamento é tranquilo, vai bem direitinho até a fase de pagamento. Quando chega para você fazer o agendamento, aí aparece erro de todo jeito, ficam solicitando dados que você já deu. Ou seja, parece que ficam impedindo que você consiga fazer [o agendamento] no site”, disse.
Como única alternativa, ele decidiu procurar o Instituto de Identificação Odílio Cruz, no bairro Liberdade. No local, o homem disse que foi orientado a ir até um estabelecimento na rua ao lado. Lá, ele afirma que lhe foi cobrado R$ 10,00 para fazer o agendamento.
“Quando você chega no Instituto, o pessoal que fica aqui já indica uma casa que tem aqui na rua ao lado e você tem que fazer o credenciamento lá. A pessoa que trabalha lá cobra dez reais para fazer. É uma fila gigantesca. Ou seja, a pessoa vai fazer a solicitação, vai tentar fazer o seu RG ou a segunda via, além de pegar a fila do Instituto, tem que pegar uma outra fila para pagar uma pessoa para fazer o agendamento. E essa pessoa que faz o credenciamento nessa casa aqui ao lado, o site dela é uma beleza, roda ligeirinho. Em um instante consegue fazer o credenciamento, marca um horário bem rápido. É uma coisa impressionante”, detalhou o homem.
Em nota, a Polícia Civil de Roraima disse que o agendamento para a emissão da Carteira Nacional de Identidade ocorre realizado exclusivamente no site oficial da PCRR. Devido a oscilações ocasionadas por uma falha na fibra óptica, que está sendo reparada, algumas pessoas podem encontrar dificuldades para acessar o sistema online.
A corporação informou ainda que garantir que o atendimento à população não seja prejudicado, o Instituto de Identificação Odílio Cruz está realizando o agendamento de forma presencial para aqueles que não conseguirem acessar o site. As pessoas interessadas podem se dirigir ao instituto para realizar o agendamento sem qualquer custo.
Além disso, a Polícia Civil reiterou que não é cobrada nenhuma taxa pelo agendamento, e qualquer cobrança realizada não está associada à instituição.
Esclareceu ainda que, nas proximidades da Casa Amarela, no bairro Senador Hélio Campos, onde há um posto do Instituto de Identificação, uma lan house oferece o serviço de agendamento, cobrando R$ 10,00. No entanto, esta prática não tem qualquer vínculo com a Polícia Civil.
Por fim, a corporação reforçou que o agendamento é um serviço gratuito e a Polícia Civil não autoriza terceiros a realizar cobranças em seu nome.
Fonte: Da Redação
Julgamento do recurso de Antonio Denarium está parado no Tribunal Superior Eleitoral há quatro meses…
A cada semana, cerca de 250 toneladas de lixo são removidas de aproximadamente 100 pontos…
2ª edição do Festival acontece no dia 19 de novembro, das 9h às 18h no…
Elas ficam mais de cinco horas diárias dedicadas às atividades da casa
Operação permitiu colher depoimentos de testemunhas e moradores locais
Acusada passou a persegui-lo em 2022, comparecendo em sua casa e lhe enviando diversas mensagens