Cidades

Povos indígenas realizam manifestação contra o Marco Temporal no Centro Cívico de Boa Vista

Povos indígenas se reuniram na manhã desta quinta-feira (21) no Centro Cívico de Boa Vista para realizar manifestação contra o Marco Temporal. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar hoje, às 14h (horário de Brasília), a votação da tese para demarcação de terras indígenas.

O Marco Temporal se trata da tese, defendida por proprietários de terras, no qual alegam que os indígenas somente teriam direito às áreas que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988. Essa data é da promulgação da Constituição Federal.

De acordo com o segundo coordenador da região do Murupu, Valexon Macuxi, o movimento dos povos indígenas é importante para fortalecer os direitos que estão na constituição.

“Nós estamos reunidos aqui para mostrar que nós não estamos invadindo terra de ninguém, estamos defendendo nossos direitos. Viemos dizer que fazemos parte do Brasil e que ele é indígena. Quanto ao Marco Temporal, sabemos que são inúmeros decretos e decisões contra os povos indígenas. Queremos mostrar que nós fazemos parte da sociedade e que merecemos respeito”, disse.

Indígenas clamam pelo fim da violência contra seus direitos

Do mesmo modo, a Tuxua Leirejane Macuxi, clamou pelo fim da violência contra os povos indígenas. Ela ressalta que eles são os defensores da biodiversidade e por isso pedem respeito.

“A gente clama o nosso grito de guerra, que parem de nos matar, parem de querer nos destruir, não ferem mais o nosso corpo, a nossa alma. A vida é importante e está em primeiro lugar. Querendo ou não, somos os maiores defensores da biodiversidade que existe no Brasil, que existe no mundo, porque nós cuidamos da mata como nós cuidamos de um filho. Pedimos que parem de nos matar”, pontuou.

Marcha contra o Marco Temporal

Além de se reunirem para realizar a manifestação e acompanhar o julgamento no STF, os indígenas e lideranças fizeram uma marcha em volta da Praça do Centro Cívico.

Na caminhada, houve gritos contra o Marco Temporal e contra parlamentares que apoiam a tese defendida para a demarcação das terras indígenas.

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

5 minutos ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

2 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

2 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

16 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

20 horas ago