Cidades

Praças melhoram qualidade de vida da população em Boa Vista

As praças de Boa Vista são Famosas por seus espaços de lazer e esportes. A população tem o privilégio de contar com lugares amplos para o movimento.

A pandemia fez muita gente engordar e no Brasil, os efeitos foram ainda piores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, entre 2003 e 2019, o número de pessoas obesas no país dobrou. Saiu de 12,2% para 26,8%, conforme o último estudo divulgado em outubro de 2020. Por isso também, muita gente passou a buscar mais por saúde e bem-estar.

Saúde e bem-estar também marcaram as pesquisas feitas no Google. Segundo o sistema de busca mais popular na internet, o Relatório do Ano 2021, mostra que na pergunta “Quanto Custa”, cilindro de oxigênio, implante dentário e teste de covid-19, lideram a lista.

Da mesma forma, Como fazer Horta em Casa e até, Como Fazer Soro Caseiro aparecem entre os itens mais pesquisados pelos brasileiros.

Por isso, dizer que saúde e bem-estar são as maiores riquezas que uma pessoa pode ter nos dias atuais, não é exagero. E nessa busca pela saúde e bem-estar, praticar uma atividade física é o indicado por quase todos os profissionais. No entanto, ainda tem gente que não consegue incluir os exercícios na rotina.

Saúde e bem-estar: uma praça faz a diferença

No caso da servidora pública Elisangela Marques, por exemplo, a dificuldade era o sol. Isso porque, a luz solar afeta a sua pele.

Além do mais, ela tem asma o que limita as suas opções. Contudo, ela encontrou na praça do seu bairro o espaço ideal para ter saúde e bem-estar.

“É muito difícil quando você mora em uma cidade que não tem um local para a prática de esportes ou lazer. É ruim porque você se sente ocioso”.

Ela mora em Mucajaí, que fica na região Sul de Roraima, e viu a sua vida melhorar com a reforma da praça do seu bairro.

“No final de 2014, eu estava com 100 quilos. E eu moro perto da Praça Chaguinha Bahia. Então quando ela foi revitalizada, eu decidi me exercitar. Da mesma forma, mudei a minha alimentação e hoje eu estou muito melhor”.

Nesse sentido, a Elisangela prova que os espaços públicos, como as praças e os parques, incentivam a saúde e bem-estar. E Boa Vista é o exemplo disso.

De acordo com a revista Bula, em 2019, a capital de Roraima estava entre as cidades mais saudáveis do país.

Para fazer a lista, a pesquisa usou dados sobre doenças como a pressão alta e a diabetes, bem como, a rotina de exercícios da população.

Assim, as praças, os parques, as ciclovias e até as avenidas bem planejadas servem como um estímulo à prática esportiva. Ou seja, são espaços que ajudam com a saúde e bem-estar das pessoas.

Espaços de lazer e convivência por todo o Estado

Em Mucajaí, a reforma da praça Chaguinha Bahia teve o apoio de Romero Jucá.

Do mesmo modo, Romero Jucá ajudou os outros municípios com a criação de mais espaços de lazer. E como resultado o Estado ganhou mais praças, parques e até novas Vilas Olímpicas.

“Eu fui atleta na juventude. Sendo assim, eu sei o quanto o esporte e as atividades físicas ajudam com a saúde e bem-estar. São falas como a da Elisângela, mostram que esse é um trabalho que melhora a vida das pessoas”.

Nos últimos anos, Romero Jucá conseguiu os recursos para cerca de 60 convênios federais usados em obras nos municípios de Roraima.

Em relação às praças e parques, recentemente, Caracaraí ganhou a Praça de Vista Alegre e Boa Vista, o Parque Linear do Bairro dos Estado, Chico do Carneiro.

“Esses espaços valorizam a região e criam ambientes para a convivência familiar. Além disso, também geram renda e, claro, promovem saúde”.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

9 minutos ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

31 minutos ago

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

2 horas ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

4 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

6 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

6 horas ago