Foto: Leo Costa/Semuc-/PMBV
Como forma de apoiar agricultores do Novo Passarão, o prefeito Arthur Henrique assinou na manhã deste sábado (16), um termo de cautela que concede maquinário e implementos para produtores que integram a Associação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores do Passarão (ATRAP).
Eles receberam um trator, uma grade niveladora e uma encanteiradeira. Os equipamentos auxiliarão na ampliação da assistência técnica e contribuirão para o aumento na quantidade de operações agrícolas e de agricultores atendidos.
“Não tenho dúvidas que esses equipamentos serão muito bem cuidados e aproveitados por esses produtores que, com muita dedicação e compromisso, levam alimento de qualidade para a mesa das nossas famílias boa-vistenses. Queremos fortalecer ainda mais esse trabalho aqui na região, melhorando a trafegabilidade das vicinais e investindo em kits de irrigação fotovoltaica por meio do PMDA. Acreditamos no potencial da agricultura familiar em gerar desenvolvimento e transformar vidas”.
O trabalho é desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), com associações, cooperativas e grupos de agricultores organizados para que o maquinário possa ser cautelado. A chegada e a entrega dos novos equipamentos foi possível por meio de convênios federais
Conforme o presidente da ATRAP, Antonio Lourenço, a chegada dos equipamentos deve contribuir de maneira significativa para o trabalho desenvolvido na região. No local, se produz milho, feijão verde, macaxeira, maxixe, quiabo, assim como outras culturas.
“Estamos muito felizes com a entrega. Esses equipamentos já eram uma demanda antiga e ajudarão muito no trabalho que fazemos aqui, nos permitindo ampliar a nossa produção individual e coletiva, principalmente de milho”.
A cautela permite aos próprios agricultores mais autonomia, ficando sob responsabilidade deles a organização dos atendimentos, planejamento de cronogramas, bem como o cuidado com a manutenção das máquinas para que fiquem disponíveis para o trabalho no decorrer de todo o ano.
Outros investimentos
Em 2023, foram investidos mais de R$ 3 milhões na construção do novo galpão do Centro de Difusão Tecnológica (CDT). E na aquisição de insumos agrícolas como calcário, fertilizantes e defensivos agrícolas. Investimentos feitos com recursos próprios do município.
A prefeitura também está investindo no reforço das equipes de campo que contribuirão para a ampliação do atendimento aos agricultores. Os novos servidores atuarão conforme as demandas de campo da SMAAI. São, ao todo, 15 pessoas entre operador de tratores, motoristas e técnicos agropecuários.
Fonte: Da Redação
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…
Prazo segue até 30 de junho. Processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e…