Cidades

Prefeito Arthur Henrique entrega novos equipamentos para a Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Boa Vista entregou novos armamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM). Os agentes receberam 200 pistolas 9mm – Taurus TS9 e 10 carabinas CTT40mm, totalizando 210 novos equipamentos com maior precisão, fácil mobilidade e manuseio. As unidades da carabina CTT.40 são instrumentos ideais para operações urbanas.

Conforme o prefeito Arthur Henrique (MDB), o novo equipamento será utilizado pelo efetivo da GCM para reforçar a segurança da população e defesa do patrimônio público de Boa Vista.

“Estamos fazendo e entregando os primeiros investimentos na segurança de 2024. Ter as pessoas e a cidade protegidos é uma das prioridades desta gestão”, disse.

Além das armas, a Prefeitura entregou 45 mil munições de treinamento para calibre 380, mais 5 mil munições calibre 380 para uso em serviço e 6 mil munições para espingarda calibre 12.

De acordo com a Prefeitura, a aquisição das armas visa o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, após a conclusão do concurso público de 2023 que está em andamento.

“A atualização do calibre da GCM é importante, logo os profissionais da segurança pública terão mais condições de combater a criminalidade. A instituição dá um passo importante em direção a praticidade, melhor manuseio e principalmente a valorização do servidor municipal” explicou o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Pablo.

Avanços da Guarda Municipal nos últimos anos

A Guarda Civil Municipal recebeu muitos investimentos nos últimos anos. Em janeiro de 2022, por exemplo, a gestão entregou 94 coletes balísticos aos profissionais. Nesse mesmo ano, o efetivo aumentou quando 35 novos guardas tomaram posse após aprovação no concurso de 2020.

Em março de 2023, a Prefeitura promoveu 150 guardas civis durante comemoração de 33 anos da instituição. A gestão também lançou outro concurso e ofertou 150 vagas, além de cadastro reserva. As ações de patrulhamento preventivo na cidade, em especial, escolas, feiras, praças , bem como logradouros públicos continuam. O objetivo é zelar pelo patrimônio público e pela segurança da população.

O prefeito Arthur Henrique lançou em abril de 2023, o programa Boa Vista Segura com moderno sistema de monitoramento da cidade e das escolas municipais. As 90 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade são acompanhadas 24h pela guarda por meio da Central de Comando e Operações (CECOP).

Já em maio de 2023, o município entregou 20 viaturas com o intuito de auxiliar no patrulhamento preventivo na cidade. Além disso, chegaram também 5 espingardas pump military 3.0 cal 12; 5 carabinas CTT 40; 18 capacetes balísticos; 3 escudos balísticos; 45000 Munições para treinamento cal 380; 5000 munições cal 380 golde hex; 6000 munições 3T – Cal 12 e Spray Max lacrimogêneo.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

  • Como q um prefeito compra 200 armamento pra guardinha municipal e aumentar a violência na cidade guarda não tem poder de polícia pra q guarda de pistola e carabina pra olhar cemitério e praça pública é um abuso com o dinheiro do povo

    • Você precisa voltar estudar! Pois com o aumento da criminalidade você deveria ser a favor das melhorias! Dar uma olhada na lei 13022/14

Recent Posts

Cinco homens tentam transportar diesel irregularmente e PRF apreende 12 mil litros do combustível em Pacaraima

Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados

10 horas ago

Escola São José inicia ano letivo sem copa, centrais de ar e com banheiro em reforma, diz denúncia

Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado

11 horas ago

Licença-paternidade pode chegar a 20 dias; projeto aguarda votação no Senado

Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês

13 horas ago

Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda

Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…

14 horas ago

Ovo mais barato: preços atingem menor patamar de janeiro em seis anos

Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás

15 horas ago