Obra vai beneficiar cerca de 450 moradores e produtores - Foto: Divulgação
A vicinal do Bom Intento, localizada na zona Rural de Boa Vista, vai receber 36 Km de asfalto. O prefeito Arthur Henrique (MDB) assinou um pacote de obras para a região nessa segunda-feira (11).
Conforme a prefeitura, além do asfalto, a via também terá uma ponte de 65 metros reconstruída, assim como outra, de 20 metros, será recuperada.
Além disso, o pacote de obras inclui ainda 74,7 km de terraplanagem em outras vicinais da região. São elas:
De acordo com a prefeitura, as obras beneficiarão cerca de 450 famílias e produtores. Os investimentos somam R$ 13,8 milhões, de convênios articulados por meio de emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá (MDB). Outra parte dos recursos são próprios do município e de um parlamentar.
“A agricultura tem que ser o grande carro-chefe de Roraima. Estamos na Amazônia e cada vez mais temos que ter tecnologia para os produtores, bem como estradas boas para o escoamento da produção. Nós queremos ver todas as vicinais de Roraima asfaltadas. Eu invisto na agricultura desde a época em que fui governador. Eu trouxe em um avião as primeiras sementes de soja. Nós fizemos muito pela agricultura e queremos fazer muitos mais”, disse Jucá.
A assinatura do pacote de obras ocorreu no Centro de Difusão Tecnológica (CDT) do Bom Intento. Nesse sentido, o prefeito reafirmou o apoio à agricultura e lembrou que esse trabalho já vem de muito tempo.
“A gestão da ex-prefeita Teresa implantou o Programa Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Desse modo, o trabalho dá aos agricultores a assistência técnica, os insumos, bem como os equipamentos que ajudam na produção. Portanto, é uma ação que preparou para o que iremos fazer agora. O próximo passo é melhorar as vicinais da região do Bom Intento para facilitar o acesso e escoamento da produção. Assim, as obras devem iniciar em breve”, afirmou Arthur Henrique.
A vicinal do Bom Intento é uma importante via de escoamento. Dessa forma, a região possui uma grande diversidade de produção agrícola.
Os destaques são para o cultivo de grãos (milho, soja e sorgo), hortaliças, hortifrútis (maracujá, melancia, tomate e laranja), bem como de bovinocultura.
Para Eldson Pedroso, presidente da Associação de Produtores rurais do Bom Intento, o investimento nas estradas era, sobretudo, o que faltava para o grande salto da agricultura da região do Bom Intento.
“Hoje no Bom Intento a maior complicação para a gente é a estrada. Sem uma estrada boa, nós não temos como escoar o nosso produto. Esse início do asfaltamento para nós é de suma importância. Com certeza, vai melhorar a qualidade de vida do pequeno agricultor aqui no Bom Intento”.
Por outro lado, Neila Oliveira, produtora de maracujá e macaxeira, relatou que já teve prejuízo devido à estrada. Contudo, o asfalto irá facilitar.
“Os nossos carros já quebraram com a estrada ruim. Para trazer a mercadoria pra cá, complicava também. Quando a gente queria construir algo, também havia a dificuldade para o material da obra chegar. Da mesma maneira, já vimos alguns acidentes. Agora com o asfalto que será feito, para nós é um privilégio. Essa estrada vai servir tanto para as pessoas que moram aqui e trabalham na cidade, quanto para nós produtores”.
A prefeitura tambpem entregou equipamentos agrícolas para fomentar a produção na zona Rural de Boa Vista. Os produtores foram contemplados com 01 escavadeira, 04 grades niveladoras, 01 pulverizador, 01 colhedora de milho, 04 enxadas rotativas, 01 lavadora de batata, 01 plantadeira de batata, 02 arrancadoras de batata, assim como 4 tratoritos.
Fonte: Da Redação
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…